PUBLICIDADE

Política

Almirante brasileiro assume o comando da marinha da ONU no Líbano

26 fev 2015 - 16h44
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O almirante brasileiro Flavio Macedo Brasil assumiu nesta quinta-feira o comando do corpo de marinha da Força Interina das Nações Unidas para o Líbano (Finul, na sigla em inglês), informou o Ministério da Defesa em comunicado.

O almirante comandará 862 militares de seis países (Alemanha, Bangladesh, Brasil, Grécia, Indonésia e Turquia), que atualmente participam da força marítima desta missão de paz da ONU, assim como seus sete navios, incluído a embarcação principal, também de bandeira brasileira.

Com a designação já são cinco os oficiais brasileiros que estiveram à frente deste contingente desde 2011, quando a ONU pediu que o país assumisse o comando da força marítima desta missão criada em 1978 para garantir a retirada do exercito israelense de terras libanesas.

Desde 2006, a pedido do governo libanês, as principais tarefas da Finul são as de evitar a entrada ao país de armas ou outros materiais não autorizados por mar, e a formação da marinha libanesa.

A Finul é a única força marítima em missão de paz da ONU composta por navios e tripulações de diferentes países, o que representa um desafio para o almirante já que, apesar das normas de atuação serem muito similares, "existem diferenças culturais, religiosas e operacionais que devem ser respeitadas", segundo o comunicado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade