PUBLICIDADE

Política

Alckmin fala em falência de modelo político e defende reforma

24 jun 2013 - 14h58
(atualizado às 15h38)
Compartilhar

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta segunda-feira que o atual modelo político brasileiro sofreu um esgotamento e fez coro com a presidente Dilma Rousseff ao defender a necessidade de uma reforma política.

"Quero reiterar a necessidade da reforma política. Acho que muito do que estamos vendo é uma falência, um esgotamento do modelo político brasileiro, a política convertida em balcão de negócios", disse ele a jornalistas.

Na sexta-feira passada, em pronunciamento à nação sobre as grandes manifestações que tomaram as ruas do país nos últimos dias, Dilma disse que deseja "contribuir para a construção de uma ampla e profunda reforma política, que amplie a participação popular".

As manifestações começaram por conta do aumento das tarifas de ônibus urbanos em São Paulo e Rio de Janeiro, mas em pouco tempo ganharam dimensões nacionais.

A pauta de reivindicações também cresceu, passando a englobar desde melhorias na educação e no sistema de saúde até a rejeição da proposta de emenda constitucional que limita os poderes de investigação do Ministério Público, a PEC 37, e o fim da corrupção.

Os manifestantes também procuraram mostrar sua rejeição aos partidos existentes, impedindo o uso de bandeiras partidárias nos protestos e exibindo faixas com dizeres como "Meu partido é meu país".

O comentário de Alckmin sobre a reforma política ocorreu depois de ele anunciar o cancelamento do reajusta dos pedágios nas rodovias paulistas neste ano e poucas horas antes de se reunir com outros governadores e Dilma em Brasília.

(Por Alexandre Caverni)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade