PUBLICIDADE

Política

Alckmin anuncia mais 3 secretários e diz querer 'time unido'

17 dez 2010 - 16h09
(atualizado às 18h15)
Compartilhar
Simone Sartori
Direto de São Paulo

O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na tarde desta sexta-feira mais três nomes dos 26 que vão compor o seu secretariado a partir de 2011, quando inicia um novo mandato dos tucanos à frente do Estado paulista. A procuradora do Estado Eloisa de Souza Arruda, ex-promotora do Tribunal Penal Especial de Timor Leste, é a nova secretária estadual da Justiça no lugar de Ricardo Dias Leme. O atual reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Herman Cornelis Voorwald, assume a pasta da Educação e substitui Paulo Renato de Souza. O deputado estadual Silvio França Torres (PSDB), ex-prefeito de São José do Rio Pardo, assume a secretaria estadual da Habitação na vaga de Lair Alberto Soares Krähenbühl.

Alckmin ainda precisa definir quem estará à frente de mais 11 secretarias. O governador negou estar com dificuldade para nomear os próximos secretários e disse que pretende apresentar todos os nomes até o fim da próxima semana. "Depois da nossa eleição, nem pensei em secretário, só depois que encerrou o segundo turno, mas vamos tentar ao máximo acelerar o processo nessa semana que entra", disse. Bem humorado, o tucano chegou a citar o colega de Minas Gerais, Antonio Anastasia. "Ele me disse essa semana que não havia indicado nenhum secretário".

O novo governador, que foi diplomado para assumir o cargo na manhã desta sexta, afirmou ainda que a maioria dos nomes que serão anunciados sairá de partidos aliados. Ele disse querer um "time unido" e com a "melhor competência" para trabalhar em "benefício" do Estado.

No auditório do prédio onde ocorreu a cerimônia, à frente de Alckmin, estava o presidente do Corinthians, Andres Sanchez, que entrou e saiu sem dar declarações. O corintiano participou do anúncio a convite do governador tucano. "Ele veio para uma audiência e aí eu o chamei para vir aqui", disse Alckmin antes de perguntar aos três novos secretários o time de preferência. Todos responderam: corintianos. Os deputados federais Rita Camata (PSDB-ES) e Duarte Nogueira (PSDB-SP), líder tucano na Câmara, também estavam entre os presentes.

Outros secretários

Na quinta-feira, Alckmin já havia anunciado pelo Twitter que vai manter no cargo os secretários Antonio Ferreira Pinto, Segurança Pública, e Lourival Gomes, Administração Penitenciária. Na segunda, ele havia confirmado mais três nomes: o deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB) para a Secretaria de Economia e Planejamento, o economista Andrea Calabi para a Secretaria da Fazenda e o professor Elival da Silva Ramos para a Procuradoria-Geral do Estado.

Outros nomes já formalizados para o primeiro escalão paulista são: Giovanni Cerri (Saúde), Linamara Battistela (Pessoa com Deficiência), Admir Gervásio (Casa Militar), Sidney Beraldo (Casa Civil), Saulo de Castro Abreu Filho (Transportes), Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e Guilherme Afif Domingos (Desenvolvimento).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade