PUBLICIDADE

Aécio rebate jornal sobre construção de aeroporto em MG

Candidato diz que "aeroporto foi construído em área pertencente ao Estado, não havendo portanto o investimento público em área privada"

20 jul 2014 - 11h49
(atualizado às 19h20)
Compartilhar
Exibir comentários
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, em foto de abril de 2014 em Brasília.
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, em foto de abril de 2014 em Brasília.
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) divulgou uma nota na manhã deste domingo na qual nega as informações de uma reportagem publicada na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. Segundo o tucano, a reportagem “Governo de Minas fez aeroporto em terra de tio de Aécio”, tem equívocos envolvendo o nome dele.

Segundo a publicação, o Governo de Minas Gerais construiu, em 2010, um aeroporto dentro de uma fazenda de um parente de Aécio. A obra, que custou R$ 14 milhões, foi feita no fim do segundo mandato do tucano como governador do Estado.

De acordo com a publicação, o aeroporto é administrado por familiares de Aécio na cidade mineira de Cláudio. A família de Múcio Guimarães Tolentino, 88 anos, que é tio-avô do tucano e ex-prefeito de Cláudio, guardaria as chaves do portão do local. 

Em sua resposta ao jornal, a assessoria de Aécio disse que “o aeroporto foi construído em área pertencente ao Estado, não havendo portanto o investimento público em área privada afirmado no título da reportagem”. “De forma incompreensível, o ex-proprietário da área é tratado na reportagem como dono do terreno”, disse ainda a nota.

Em nota divulgada no início da noite deste domingo, o governo do Estado de Minas Gerais disse que as obras só “foram realizadas depois que a Justiça desapropriou a área, transferindo a sua propriedade ao Estado”, em março de 2008.

Segundo o governo mineiro, não houve acordo entre o Estado e o proprietário do terreno sobre o valor fixado para a desapropriação. Dessa forma, corre na Justiça a discussão sobre o “valor da indenização e não a propriedade e posse do imóvel pelo Estado, que é irreversível”. 

Segundo o candidato, o aeroporto não é novo e a obra faz parte de um plano de melhorias realizadas em pista de pouso que existia há mais de 20 anos no local, “realizadas por meio do ProAero, programa criado no governo Aécio Neves e que garantiu investimentos em inúmeros aeroportos do Estado”.

A nota ainda nega que Aécio seja dono da Fazenda da Mata, que fica a 6 km do aeroporto, como afirma a reportagem. De acordo com o comunicado, “o imóvel é de propriedade do espólio da avó da Aécio, Risoleta Neves”.

“Não houve nenhum tipo de favorecimento na implantação das melhorias na pista de pouso de Cláudio como insinua a reportagem. O ex-proprietário não concordou com as bases da desapropriação definidas pelo Estado e luta até hoje na Justiça contra elas. Até hoje ele não recebeu nenhum centavo. Todas as atitudes do governo de Minas Gerais referentes ao aeroporto de Cláudio se deram dentro da mais absoluta transparência e lisura.”, diz a nota divulgada pelo candidato.

Veja a nota completa divulgada por Aécio Neves:

Guia do eleitor Guia do eleitor

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade