PUBLICIDADE

Política

'Não se aprende com dor', diz Xuxa na Câmara sobre castigos

19 mai 2011 - 12h02
(atualizado às 12h05)
Compartilhar
Claudia Andrade e Elaine Lina
Direto de Brasília

A apresentadora Xuxa Meneghel defendeu nesta quinta-feira, durante seminário na Câmara dos Deputados, que para acabar com a violência nas ruas é preciso acabar com a violência contra as crianças. "As pessoas dizem 'quero acabar com a violência nas ruas'. Então acabe com a violência em casa", afirmou.

A ministra Maria do Rosário e a deputada Manuela D'Ávila estavam entre as pessoas presentes no evento que tiraram fotos com a apresentadora
A ministra Maria do Rosário e a deputada Manuela D'Ávila estavam entre as pessoas presentes no evento que tiraram fotos com a apresentadora
Foto: Rodolfo Stuckert / Agência Câmara

Como porta-voz da Rede Não Bata, Eduque, Xuxa questionou o argumento dos que dizem que apanharam quando crianças e hoje são adultos normais. Para ela, o mundo atual pode trazer outros problemas. "No mundo em que a gente vive, com a violência que a gente vive, que chega pela internet, por todos os lugares, serão que ela (a criança que apanha) não vai sair matando nos colégios, cometendo mais violência?"

A apresentadora incentivou a denúncia de maus tratos pelo Disque 100. "Vamos denunciar. Se vocês virem alguém batendo numa criança, denuncie, por que ela não vai ter como fazer isso." Xuxa lembrou o caso "da menina que o pai jogou pela janela", e questionou o que ocorreria se alguém tivesse denunciado quanto a criança gritou "não pai, para pai".

"A gente não aprende com a dor. A dor gera cicatriz, gera tantas coisas ruins. Eu queria poder me colocar no lugar do pai, da mãe e dizer que eu entendo o que eles fazem. Mas eu só consigo me colocar no lugar da criança. Pra quem ela vai recorrer, se quem deveria proteger a ensina a sentir dor? Eu só quero que as crianças tenham o direito de todo ser humano."

Escravidão
Xuxa admitiu que dar palmadas nos filhos é um costume no Brasil, como outros tipos de violência já foram. "Há alguns anos, um ser humano podia comprar outro. Hoje, a gente vê isso com vergonha, como uma coisa pequena, pensando 'como o ser humano podia fazer isso?' Há algum tempo, os maridos podiam bater nas mulheres", lembrou, citando ainda a permissão que as professoras tinham para bater nos alunos com a palmatória.

Ao dizer que "não entende" porque um adulto bate numa criança, a apresentadora descartou o argumento de que só fazem isso os que estão embriagados. "Não dá pra dizer que é por que está bêbado, porque bêbado não bate em policial, senão vai pagar por isso. Não bate em outro adulto."

"Ajudem a todos, me ajudem, se ajudem, pensem antes de fazer qualquer coisa contra uma criança", finalizou.

Tietagem
A presença da "Rainha dos Baixinhos" lotou o auditório e os corredores da Câmara dos Deputados. Muitos funcionários apareceram para tentar tirar uma foto com a apresentadora, que, ao chegar para o evento, parou diversas vezes para atender aos pedidos dos fãs.

O Seminário sobre Experiências de Legislação Contra Castigos Corporais em Crianças e Adolescentes também conta com a participação da rainha Silvia, da Suécia, cuja presença ficou ofuscada pela de Xuxa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade