PUBLICIDADE

Política

'Ele foi amigo do Médici e também do Lula', diz irmão de Tuma

26 out 2010 - 19h06
(atualizado às 19h12)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O irmão mais velho do senador Romeu Tuma (PTB-SP), Reskalla Tuma, 83 anos, foi um dos primeiros a chegar à Assembleia Legislativa de São Paulo nesta terça-feira, onde acontecerá o velório do senador a partir das 20h. Na chegada, Reskalla fez referência à versatilidade do ex-policial, dizendo que ele esteve ao lado dos governos militares e dos civis, após a abertura. "Ele foi amigo do Médici (Emílio Garrastazu Médici, presidente durante a ditadura militar) e também do Lula (Luiz Inácio Lula da Silva)", afirmou.

O irmão de Tuma disse ainda que o quadro de saúde do senador não indicava muita gravidade quando ele foi internado, no dia 1° de setembro. "Era uma luta que tínhamos certeza que daria resultado", disse, referindo-se à saúde do irmão.

Romeu Tuma morreu às 13h de hoje, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado desde o início de setembro para tratar um quadro infeccioso de afonia (perda ou diminuição da voz). Além de exigir cuidados médicos, o problema impediu Tuma de fazer campanha nestas eleições. O candidato ficou em quinto na disputa pelo Senado em São Paulo e não se reelegeu.

No dia 2 de outubro, Tuma foi submetido a uma cirurgia para colocação de um dispositivo de assistência ao coração chamado Berlin Heart. O dispositivo auxiliava a regular a pressão e circulação sanguínea do paciente.

Paulistano, Romeu Tuma completou 79 anos no último dia 4 de outubro e foi investigador e delegado da Polícia Civil do Estado antes de ingressar na política. Casado com a professora Zilda Dirane Tuma, deixa quatro filhos e nove netos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade