PUBLICIDADE

Polícia

vc repórter: suposto mentor do PCC é julgado no interior de São Paulo

7 fev 2013 - 12h05
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Prefeitura bloqueou ruas em torno do fórum que acontece o julgamento
Prefeitura bloqueou ruas em torno do fórum que acontece o julgamento
Foto: Wagner Guidi / vc repórter

Começou por volta das 10h30 desta quinta-feira o julgamento de Adriano de Toledo, conhecido como Gibi, acusado de ser mentor dos ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) ocorridos em 2006 na cidade de Limeira, a 150 km de São Paulo.  A apreciação do caso ocorre no Fórum Professor Vamperé e a previsão é que termine por volta das 15h.

Para que o julgamento saísse sem problemas, a Polícia Militar de Limeira armou um esquema de segurança do lado de fora do fórum. A prefeitura também bloqueou três ruas ao redor do local (rua da Boa Morte, Senador Vergueiro e Santa Cruz).

No início de novembro do ano passado, o julgamento havia sido adiado. A advogada de defesa do réu, Juliana Queiróz Barreto de Amorim, informou por fax que não poderia comparecer ao fórum para a avaliação e encaminhou um atestado médico à mesa. O órgão tentou entrar em contato com Juliana por telefone, mas a advogada não atendeu as ligações. O juiz responsável, Rogério Danna Chaib, redesignou a audiência para o dia 7 de fevereiro de 2013.

A advogada foi penalizada com multa. Não foi a primeira vez que o julgamento de Adriano de Toledo foi adiado. No dia 27 de setembro de 2012, a advogada também alegou que não poderia comparecer ao julgamento e justificou que estaria com problemas de saúde.

Gibi é acusado de ser o mentor dos ataques do PCC em Limeira, em março de 2006. Ele também é acusado de envolvimento na morte do policial militar Rômulo Henrique Davi. O criminoso já cumpre pena na Penitenciária 2 da cidade vizinha Presidente Venceslau. Em 2009 ele foi condenado a 30 anos de prisão pela morte do policial Ricardo Lara, durante o ataque em 2006.

O internauta Wagner Guidi, de Limeira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade