PUBLICIDADE

Polícia

vc repórter: na BA, prefeito vai parar na delegacia acusado de desacato

8 set 2012 - 12h36
Compartilhar

O prefeito candidato à reeleição da cidade baiana de Iguaí, Rony Moitinho (PSD), foi conduzido algemado à delegacia do município na madrugada deste sábado, acusado de desacato por policiais militares.

Após a apresentação da dupla Bruno e Marrone em uma casa de shows, o prefeito pegou uma carona com Ramon Moreira, filho do Presidente da Câmara. De acordo com a versão relatada pelos policiais ao delegado Roberto Leal, o carro dirigido por Ramon teria atingido uma moto ao dar a ré.

Segundo o delegado, a PM afirma que ao chegar ao local, os policiais sido desacatados pelo prefeito, que teria tentado usar seu cargo político para contornar a situação. Em resposta, os policiais algemaram o prefeito e o conduziram à delegacia. Um Termo Circunstancial de desacato à autoridade foi feito, e será encaminhado ao Ministério Público.

O prefeito Rony Moitinho rebate a versão apresentada pela polícia, acusa os PMs de agressão e de participarem de "uma armação política arquitetada pela oposição".

Ao Terra, Moitinho confirmou que estava no carro, mas negou que Ramon tenha colidido com a moto. "Ele estava dando ré para entrar em uma rua quando fomos abordados pela PM. Ramon apresentou os documentos, e eu desci do carro para falar com os policiais. Me apresentei como prefeito e disse que ele estava apenas me levando para casa", afirma.

Os policiais teriam, segundo Moitinho, respondido que "ele era como qualquer um", e pedido que ele entrasse na viatura. "Eu respondi que não tinha feito nada de errado e me recusei. Aí seis policiais me agrediram. Estou com hematomas em diversas partes do corpo e fazendo corpo de delito", afirma ele, que estava na delegacia durante conversa com o Terra.

O advogado do prefeito, José Anailton Ribeiro de Carvalho, afirmou ter presenciado a cena. "Vi a aglomeração popular e a viatura policial. Quando cheguei lá eles estavam "engravatando" o prefeito. Eu me identifiquei como advogado dele, mas eles não deram trégua e o levaram para a delegacia", afirma Carvalho.

Para o advogado do prefeito, a ação rápida da polícia confirma a tese de que houve armação política. "A coisa foi muito rápida e dá a entender que foi tudo encenado. Eles não desempenharam o papel de polícia. É costume dos maus policiais plantar armas, drogas ou evidências. Mas nós temos provas e testemunhas. O prefeito é querido na cidade, o povo gosta muito dele", conclui.

Oito policiais, o prefeito Rony Moitinho e outras cinco testemunhas, entre eles Ramon Moreira e o dono da moto envolvida na confusão prestaram depoimento na delegacia e foram liberados em seguida. Nenhum representante da Polícia Militar da cidade foi localizado para se posicionar quanto às acusações

O internauta Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade