PUBLICIDADE

Polícia

vc repórter: em seis meses, Paraíba registra 73 crimes contra bancos

5 jun 2013 - 16h51
(atualizado às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SSPDS) da Paraíba registrou 73 crimes contra instituições financeiras de 1º de janeiro a 3 de junho deste ano. O número quase dobrou em relação ao computado em 2012: de acordo com o órgão, durante todo o ano passado foram registrados 45 crimes, sendo que em 30 deles foram usados explosivos.

A secretaria também divulgou uma comparação com os anos de 2010 e 2011. Há três anos foram registrados 55 crimes contra bancos. Já em 2011 o número se manteve quase o mesmo: 56 ocorrências.

Segundo o Sindicato dos Bancários da Paraíba, que registrou dois crimes a menos que a SSPDS neste ano, em 22 foram utilizados explosivos, além de 23 arrombamentos, 11 assaltos, 11 tentativas de assalto, arrombamento e explosão, e quatro saidinhas de banco.

Em contato com o Terra, a SSPDS afirmou que tem realizado ações específicas com o intuito de combater esse tipo de crime. “A repressão acontece de forma qualificada e com uso de inteligência policial para prevenir esse tipo de prática, além de identificar e prender criminosos responsáveis por essas ações”, informou o órgão, em nota.

Segundo a secretaria, em menos de uma semana, mais de dez pessoas foram presas, entre elas um acusado de fazer parte do grupo que roubou duas agências bancárias na cidade de Princesa Isabel, Sertão da Paraíba; três pessoas acusadas de explodir caixas eletrônicos na região metropolitana de João Pessoa; e sete acusados de roubo a banco em Queimadas.

Também com o objetivo de fortalecer a segurança nas divisas com outros estados, o Estado da Paraíba faz parte da ‘Operação Divisa Segura’, que discute ações integradas para prevenir e combater crimes contra a vida na região e também crimes patrimoniais, especialmente as ocorrências envolvendo instituições bancárias.

Além disso, o órgão aproveitou para fazer um pedido às instituições bancárias. “A SSPDS continua na expectativa de que as próprias instituições bancárias invistam em segurança, como instalação de câmeras, a fim de inibir ações criminosas, já que existem legislações em âmbito federal e estadual que tratam desse assunto”.

O internauta Emanoel Dantas, de Campina Grande (PB), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade