PUBLICIDADE

Polícia

vc repórter: cortejo reúne 300 taxistas após morte de colega na BA

4 jun 2013 - 12h51
(atualizado às 13h26)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Frota de 300 táxis saiu em cortejo pelas ruas de Vitória da Conquista nesta terça-feira em protesto após morte de colega durante assalto</p>
Frota de 300 táxis saiu em cortejo pelas ruas de Vitória da Conquista nesta terça-feira em protesto após morte de colega durante assalto
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter

Um cortejo em homenagem ao taxista Joaquim Oliveira Dias, morto na madrugada da última segunda-feira em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, reuniu uma frota com cerca de 300 táxis na manhã desta terça-feira nas ruas da cidade. Os colegas do taxista morto se reuniram em frente à casa da vítima, participaram do enterro, no Cemitério da Saudade, e fizeram uma manifestação pelas ruas do centro.

Táxis das três centrais que atuam na cidade participaram do protesto, que contou também com a presença de familiares e da população. Como sinal de luto, alguns veículos estavam com faixas brancas e pretas. De acordo com a associação de uma das centrais, 25 taxistas foram assassinados na cidade nas últimas três décadas.

De acordo com Nilson Pinheiro, presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos e Veículos Rodoviários de Vitória da Conquista, entre as reivindicações da manifestação estão a redução da maioridade penal, o reforço no contingente policial e melhorias no sistema prisional do município.

O taxista foi assassinado durante uma tentativa de assalto enquanto trabalhava. Joaquim pegou  dois adolescentes - que se sentaram no banco de trás - e um terceiro homem - que ficou no banco da frente.

Na altura da avenida Juracy Magalhães, próximo ao shopping Conquista Sul, um dos suspeitos atirou no pescoço do taxista, que perdeu o controle da direção e capotou o veículo. O motorista chegou a ser socorrido, mas morreu pouco depois. Um dos assaltantes ficou ferido e outros dois conseguiram escapar.

De acordo com a delegada Decimaria Cardoso Gonçalves, da delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, os dois suspeitos que conseguiram fugir são adolescentes, já foram identificados, mas estão foragidos. G.C.F., 16 anos, tem passagem por tráfico de drogas e é investigado pela participação em dois homicídios. O adolescente A.D.L, que completa 18 anos no próximo dia 28, já foi apreendido pelo furto de uma motocicleta.

O terceiro autor do crime se feriu durante o capotamento, e está hospitalizado no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Fabio Felipe da Silva, 23 anos, foi autuado em flagrande e está em custódia no hospital. Ele já foi interrogado, negou ter atirado, e afirmou não saber quem foi o autor do disparo.

Segundo a delegada, ainda não é possível afirmar se a causa da morte foi o tiro ou o acidente. 

O internauta Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade