PUBLICIDADE

Polícia

vc repórter: após agressões em SP, guardas municipais são afastados

7 jan 2013 - 15h04
(atualizado em 9/12/2013 às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Após a repercussão negativa de um vídeo que mostra agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) agredindo um grupo de skatistas na praça Roosevelt, região central de São Paulo, na última sexta-feira, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana decidiu afastar os envolvidos do cargo. Nas imagens, alguns guardas municipais aparecem usando gás de pimenta contra os jovens e outro membro da GCM que estava à paisana imobiliza um dos skatistas.

Segundo relatos de testemunhas, esse jovem imobilizado subiu em um banco com seu skate e foi repreendido pelo guarda à paisana. Depois disso, outros skatistas se revoltaram com o homem, que não teve seu nome divulgado pela corporação, e a confusão começou. No vídeo, após muita discussão, o homem à paisana volta e discute com o jovem que faz a filmagem.

Por meio de uma nota oficial, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou que repudia a atitude dos envolvidos e informa que afastou os responsáveis pelas agressões.

“Os responsáveis já foram identificados, afastados dos serviços externos e estão sendo ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, que adotará as providências cabíveis”, disse a secretaria, em nota.

O órgão ressalta ainda que os guardas civis metropolitanos “são pautadas pelo respeito ao cidadão e aos direitos humanos e os desvios de conduta dos agentes são apurados pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, órgão independente responsável por investigar irregularidades na Corporação. O órgão trabalha com total imparcialidade para apurar e corrigir qualquer excesso cometido por parte dos funcionários públicos pertencentes à GCM”.

Os internautas Jonas Junior e Armen Pamboukdjian, de São Paulo (SP), Eduardo Bocão, de Porto Alegre (RS) e Lucas Cutri, de Campinas (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade