PUBLICIDADE

Polícia

Unesp fará sindicância para apurar morte de aluno em Bauru

Trabalhos devem durar até 60 dias, mas Universidade não explicou se estudantes que organizaram festa podem ser expulsos

4 mar 2015 - 16h58
(atualizado às 17h07)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Humberto Moura Fonseca faleceu em decorrência do alto consumo de álcool</p>
Humberto Moura Fonseca faleceu em decorrência do alto consumo de álcool
Foto: Talita Zaparolli / Especial para Terra

Além da Polícia Civil e do Ministério Público, que já investigam as circunstâncias da morte do universitário Humberto Moura Fonseca, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou que vai abrir sindicância interna para apurar as responsabilidades no caso, ainda que a festa na qual o jovem participou tenha ocorrido fora do campus, no último sábado. Será formada nos próximos dias uma comissão de sindicância pela Faculdade de Engenharia, em Bauru, interior de São Paulo, onde o jovem era aluno do curso de engenharia elétrica.

A medida, segundo a Unesp, foi tomada a pedido da assessoria jurídica da instituição. Os membros da comissão podem se basear em documentos - como os convites da festa e folders de divulgação - e em depoimentos de pessoas que estavam no evento e que de alguma forma tinham vínculo com a universidade. Os trabalhos podem durar de 30 a 60 dias. A instituição não informou se os dois alunos, de 22 e 25 anos, apontados pela polícia como organizadores do evento, podem ser punidos com expulsão, por exemplo.

Além do estudante, outras sete pessoas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Ipiranga, em Bauru, por consumo excessivo de álcool, segundo a prefeitura. Três delas em estado grave. Apenas a estudante Gabriela Alves Correa, 23 anos, segue internada no Hospital Estadual. Ela tem previsão de alta para quinta-feira (5).

A universidade frisa que há anos ministra – não só aos alunos, mas aos servidores e professores – palestras sobre o uso do álcool e todo tipo de droga, além de conversar com pais e familiares dos estudantes, inclusive prestando atendimento psicológico gratuito. E reforça que mantém programas contra o abuso do álcool e drogas. A Unesp afirma ainda que “conta com a ação das vice-diretorias e ouvidorias locais e central contra qualquer evento que possa desrespeitar, humilhar ou constranger qualquer integrante ou não da comunidade unespiana”.

<p>Ingresso para entrar na festa universitária onde ocorreu a tragédia</p>
Ingresso para entrar na festa universitária onde ocorreu a tragédia
Foto: Talita Zaparolli / Especial para Terra

Em segredo

Para não atrapalhar o andamento das investigações e zelar pela integridade física e moral dos envolvidos direta ou indiretamente, a Polícia Civil determinou que o inquérito que investiga as circunstâncias e responsabilidades na morte do jovem seguirá sob segredo de Justiça a partir de agora.

“É para evitar exageros e excessos, principalmente por parte da opinião pública, sobre os envolvidos no caso e evitar contaminação da investigação”, explica o delegado Kleber Granja, que preside o inquérito.

Agora só terão acesso às novas informações sobre o caso a própria Polícia Civil, o poder Judiciário, o Ministério Público e os advogados de defesa e acusação.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade