PUBLICIDADE

Polícia

Moradores protestam após morte na Maré; militares depõem

12 abr 2014 - 14h23
(atualizado às 22h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira morte de uma pessoa em uma ação militar no Conjunto de Favelas da Maré, ocupado na semana passada pelas Forças Armadas, causou neste sábado uma série de protestos dos moradores da região, que asseguram que a vítima era um trabalhador sem vínculo com grupos criminosos. Centenas participaram da manifestação no conjunto de favelas onde vivem cerca de 130 mil pessoas e tentaram bloquear duas importantes vias que cortam a comunidade, mas foram impedidos pela polícia. De acordo com a 21ª DP, de Bonsucesso, o caso está sendo investigado. A perícia já foi realizada no local e os militares foram ouvidos na sede da unidade.

Trata-se da primeira morte confirmada em confronto com as Forças Armadas, desde que o local foi ocupado no último sábado. O Exército e a Marinha haviam substituído parte do efetivo da Polícia Militar. De acordo com a secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, a troca de tiros foi iniciada depois que dois homens "suspeitos" teriam disparado contra oficiais que estavam em um veículo do Exército. Os agentes teriam chamado socorro, mas Jeferson Rodrigues da Silva, 18 anos, o "Parazinho", como é conhecido, morreu no local. O rapaz estaria com um rádio transmissor e cartuchos de calibre nove milímetros. 

A Vila dos Pinheiros foi ocupada há exatamente uma semana por 2,7 mil militares em uma operação destinada a expulsar definitivamente os grupos de criminosos que por décadas dominavam a região. Até agora não havia sido registrada nenhuma morte na Maré desde que a região passou a ser patrulhada por soldados do Exército e infantes da Marinha.

Apesar da versão oficial de que a morte aconteceu em uma troca de tiros, os moradores da região disseram que a vítima trabalhava em uma empresa de lavagem de automóveis e que foi baleada quando chegava ao local. Os moradores disseram também que o jovem se assustou ao ver algumas pessoas correndo e ao escutar os disparos, e que correu sem suspeitar que poderia ser confundido com criminosos perseguidos pelos militares.

Os manifestantes se queixaram das estritas medidas adotadas pelo Exército na Maré que impedem a livre mobilização dos habitantes e das seguidas revistas. Duas pessoas foram detidas durante o protesto, segundo o Jornal Nacional

O complexo, localizado em um lugar estratégico do Rio de Janeiro por atravessar três importantes avenidas e a poucos quilômetros do aeroporto internacional, ficará ocupado pelos militares durante todo o Mundial de futebol. Os militares apenas sairão do local quando o governo do Rio de Janeiro instalar na Maré uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). 

O complexo de Maré, composto por 15 favelas, era considerado o último grande bastião do narcotráfico no Rio de Janeiro, quando 1,2 mil policiais liderados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) e apoiados por 21 blindados militares ocuparam os bairros.

Com informações do JB e agência Efe

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade