PUBLICIDADE

Polícia

Traficantes invadiram o morro aos poucos, diz Beltrame

18 out 2009 - 14h18
(atualizado às 15h13)
Compartilhar

Em entrevista coletiva na tarde deste domingo, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, deu detalhes sobre a invasão de quadrilhas rivais no morro dos Macacos, na zona norte do Rio de Janeiro, neste sábado. Os criminosos entraram "de forma dissimulada, aos poucos, sem despertar atenção para a movimentação", segundo o secretário.

"Provavelmente, pelo que o nosso serviço de inteligência apurou até o momento, a invasão foi lenta, com os bandidos entrando aos poucos. Acreditamos que tenha sido um ou dois por vez, provavelmente a pé", disse. Ele afirmou que a facção que invadiu o morro não conseguiu o controle da favela, como planejava.

Beltrame se reuniu neste domingo com a cúpula do gabinete de gerenciamento de crise montado no 6º BPM, na Tijuca. Ontem, 12 pessoas - 10 criminosos e dois policiais - morreram durante confronto de traficantes. Na manhã deste domingo, durante operação do Bope no Jacarezinho, dois criminosos foram mortos, de acordo com a PM.

O secretário disse que a arma que derrubou o helicóptero da PM na manhã de sábado era um fuzil ou uma metralhadora. No mesmo dia, pelo menos oito fuzis foram apreendidos pelos policiais durante operações.

Duas mortes neste domingo

Após uma madrugada e um início de manhã aparentemente calmos no Rio de Janeiro, um tiroteio voltou a assustar a zona norte da capital fluminense por volta das 9h30 deste domingo. Duas pessoas morreram em um confronto entre criminosos e homens do Batalhão de Operações Especiais (BOE) no Jacarezinho, segundo a Polícia Militar. Quatro pessoas foram presas - duas no Jacarezinho e uma no morro São João.

O conflito deste domingo, de acordo com a PM, ocorreu durante uma operação do Bope. Na ação, a polícia apreendeu cerca de 250 kg de maconha e duas pistolas. O coordenador de imprensa da PM, major Oderlei Santos Alves, não descarta a possibilidade do número de mortes ser maior.

Para evitar novos ataques, cerca de 2 mil homens da Polícia Militar estão na zona norte do Rio desde a tarde deste sábado. O reforço no efetivo permanece por tempo indeterminado, conforme informou ontem a Secretaria de Segurança Pública do Estado

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade