PUBLICIDADE

Polícia

Traficante FB se mostrou 'inteligente' e 'crítico', diz delegado

28 jan 2012 - 13h29
(atualizado às 13h39)
Compartilhar
Cirilo Junior
Direto do Rio de Janeiro

O traficante Fabiano Atanázio da Silva, o FB, que chefiava o tráfico de drogas dos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, mantinha uma vida luxuosa em Campos do Jordão (SP), onde foi preso na sexta-feira. Segundo o delegado da 25ª DP (Engenho Novo), Antenor Lopes Junior, ele estava de "férias" na cidade paulista, em companhia dos filhos e do traficante Luis Cláudio Serrat Corrêa, o Claudinho CL, que atuava nos morros do Cajueiro e Congonhas, também na zona norte da capital fluminense.

Fabiano Atanázio da Silva, traficante conhecido como FB, chegou à sede da Polícia do Rio na manhã deste sábado
Fabiano Atanázio da Silva, traficante conhecido como FB, chegou à sede da Polícia do Rio na manhã deste sábado
Foto: Cirilo Junior / Terra

"O FB se mostrou uma pessoa inteligente e articulada, inclusive com discurso crítico. Ele estava gostando dessa vida, estava com gostos bastantes sofisticados. FB disse que estava lá passando férias", afirmou o delegado.

FB estava numa casa de classe média alta alugada por R$ 18 mil por um período de um mês. Na residência, havia uma BMW e uma moto modelo R1. O traficante estava havia uma semana em Campos do Jordão, onde circulava por lojas e restaurantes com seus dois filhos e uma babá. Um homem cujo nome não foi informado e que era procurado pela polícia paulista também acompanhava FB.

Segundo o delegado, FB circulava pelas comunidades nas quais comanda o tráfico, como os morros da Chatuba, Juramento e Engenho da Rainha, na zona norte do Rio. Ele declarou à polícia que se relacionava com mulheres famosas.

De acordo com a polícia, FB confessou ter comandado a fuga em massa de bandidos do Complexo da Penha para o Alemão, em uma estrada que liga as comunidades. A imagem dos traficantes correndo da polícia foi flagrada por câmeras e correu o mundo, tornando-se emblemática durante a ocupação dessas comunidades pela polícia.

FB é acusado de ter comandado a ação de bandidos que resultou na queda de um helicóptero da Polícia Civil, no morro dos Macacos, em outubro de 2009. "Para a polícia, a prisão do FB é emblemática. Não é uma pessoa qualquer que tem R$ 18 mil para alugar uma casa e andar de carro de luxo. Estava como um homem de classe mésia. Isso mostra que ele ainda tinha um poder sobre várias comunidades", observou a chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha. O traficante deve ser transferido ainda hoje para um presídio federal.

Ocupação no Rio

O Complexo do Alemão foi ocupado por forças de segurança no dia 28 de novembro de 2010. A tomada do local aconteceu praticamente sem resistência, numa ação conjunta da Polícia Militar, Civil, Federal e Forças Armadas. Três dias antes da operação, a polícia havia assumido o comando da Vila Cruzeiro, na Penha. Ambas as comunidades eram dominadas, até então, pela facção criminosa Comando Vermelho.

As ações foram uma resposta do Estado a uma série de ataques de criminosos nas ruas do Rio de Janeiro. Em uma semana, pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 180 veículos foram incendiados. Após as ocupações, foi criada a Força de Pacificação (FPaz), constituída pelo Exército e pelas polícias Civil e Militar, para atuar por tempo indeterminado na região.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade