PUBLICIDADE

Polícia

TJ-RJ decreta luto oficial de 3 dias por mortes no Fórum de Bangu

4 nov 2013 - 21h27
(atualizado às 21h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fórum foi atacado na quinta-feira e permaneceu fechado no dia seguinte</p>
Fórum foi atacado na quinta-feira e permaneceu fechado no dia seguinte
Foto: Ale Silva / Futura Press

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargadora Leila Mariano, decretou nesta segunda-feira luto oficial de três dias pelas mortes acontecidas após o atentado no Fórum de Bangu, na zona oeste do Rio, na última quinta. No incidente, um grupo de criminosos fortemente armado, munido de fuzis, tentou resgatar dois presos que estavam participando de uma audiência. "Nós, do Poder Judiciário, estamos de luto", disse. O anúncio foi feito na abertura da sessão do Órgão Especial, formado pelos 25 desembargadores mais antigos.

A presidente do tribunal sugeriu, inclusive, o nome do 3º sargento da Polícia Militar Alexandre Rodrigues de Oliveira, morto no atentado, para receber - em homenagem póstuma - o Colar do Mérito Judiciário, entregue no Dia da Justiça, comemorado em 8 de dezembro, às personalidades que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Judiciário fluminense. "Ele foi decisivo para que não houvesse um número muito maior de mortos", analisou.

Os presos que seriam resgatados são: Alexandre de Melo, o Piolho, e Vanderlan Ramos da Silva, o Chocolate, que não conseguiram escapar. A ação foi comandada pelo traficante Leandro Nunes Botelho, o Scooby Doo, que liderava o comércio de drogas no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte, e deixou a comunidade após a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), no dia 30 de novembro de 2010.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/codinome-curiosos/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/codinome-curiosos/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Codinomes Curiosos&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

No dia seguinte ao incidente, a presidente do TJ-RJ, por meio de nota oficial, lamentou as mortes do menino Kayo da Silva Costa, 8 anos, e do sargento Alexandre Rodrigues de Oliveira, 39, e se solidarizou com as famílias das vítimas, tendo se colocado à disposição para prestar todo o atendimento e suporte necessários. O militar trabalhava na segurança da portaria do fórum e o menino foi atingido na cabeça quando era levado pela avó para o treino de futsal na escolinha do Bangu Atlético Clube, onde jogava.

O Fórum de Bangu permaneceu fechado na última sexta-feira para a perícia, e foi reaberto hoje. "Abrimos o fórum para receber os servidores e todas as pessoas que forem lá nos procurar, mas com a ciência de que todos estão muito abalados", disse a desembargadora. 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade