PUBLICIDADE

Polícia

Suspeitos de tráfico internacional são apresentados em BH

23 mai 2012 - 22h15
Compartilhar
Ney Rubens
Direto de Belo Horizonte

A Polícia Civil em Belo Horizonte apresentou na tarde desta quarta-feira, no Departamento de Investigação Antidrogas, dois homens que seriam suspeitos de serem os líderes de duas das maiores quadrilhas de tráfico de drogas com atuação em Minas Gerais. Segundo o delegado Márcio Lobato, os suspeitos e as quadrilhas que eles supostamente lideravam não tinham relacionamento entre si.

O primeiro a ser apresentado foi Osvaldo José dos Santos, 37 anos, conhecido como Cachimbo.

"O Osvaldo foi preso depois que apreendemos uma carreta bitrem com 400 kg de drogas, entre maconha e cocaína, em São José da Lapa (região metropolitana de BH). Ele foi preso na cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, por policiais desta delegacia em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça de Minas. Ele trazia a droga da Bolívia e do Paraguai e abastecia Belo Horizonte e região metropolitana", disse. Na operação que prendeu o suspeito, outras dez pessoas também foram detidas.

"Ele chegou a ficar preso pela Polícia Federal entre 2009 e 2010, e de dentro da cadeia ele fez contatos com traficantes. Quando saiu passou a abastecer a região com a rede de contatos que fez na cadeia", concluiu.

O segundo suspeito apresentado foi Alamar Antônio de Freitas Filho, 31 anos. Ele foi preso em Mirassol do Oeste, em Mato Grosso, e segundo o delegado Marcio Lobato abastecia o comércio de drogas em Governador Valadares, na região leste de Minas.

Freitas Filho foi preso juntamente com outros sete suspeitos por policiais da Divisão Antidrogas e do Grupo de Combate e Repressão ao Crime Organizado de Minas Gerais (Gcoc). "Com ele foram apreendidos 24kg de pasta base de cocaína que ele trouxe da Bolívia, na região que faz fronteira com o Brasil", disse.

Para a polícia, a prisão dos dois suspeitos "significa um golpe no tráfico" internacional e interestadual de drogas com destino a Minas Gerais. "Não adiantava ficar prendendo os pequenos aqui, tivemos que ir atrás dos grandes, dos líderes", afirmou.

Presos são suspeitos de liderarem duas das maiores quadrilhas de tráfico de drogas com atuação em Minas Gerais
Presos são suspeitos de liderarem duas das maiores quadrilhas de tráfico de drogas com atuação em Minas Gerais
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade