PUBLICIDADE

Polícia

SP: tornozeleira que seria de preso é encontrada em Marília

24 dez 2010 - 10h42
(atualizado em 25/12/2010 às 11h30)
Compartilhar

Uma pessoa encontrou na avenida Castro Alves, em Marília (443 km de São Paulo) uma tornozeleira eletrônica que seria usada para monitorar um preso, às 10h39 de quinta-feira. Segundo a Polícia Militar (PM), junto do objeto havia um recibo que continha o nome de um preso. Não há informações sobre a identidade do preso.

Ao todo, 4.635 presos foram liberados a sair das prisões para passar as festas de fim de ano com a família com a tornozeleira eletrônica, de um total de mais de 23 mil condenados. A saída temporária, que ocorre na Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças (ou Finados) e final de ano, não deve ser confundida com indulto, pois o preso é liberado temporariamente. Já quando recebe o indulto, ele ganha a remissão da pena (perdão total) e não retorna para o presídio.

Os condenados que cumprem pena em regimes semi-aberto deixaram as unidades na quinta-feira com o compromisso de retorno para no máximo às 17h da segunda-feira, dia 3 de janeiro de 2011. A saída depende de requisitos como cumprir pena em regime semi-aberto, ter cumprido no mínimo um sexto da pena - se o condenado é primário -, ou um quarto, se reincidente.

No ano passado, foram liberados em todo o Estado 23.331 presos. Desses, 1.985 (8.51%) não retornaram. Se recapturados, sofrem a regressão de pena que consiste em perder toda a regalia adquirida ao longo da sua permanência no sistema carcerário. Nesse caso, o preso deve retornar para o regime fechado e reiniciar todo o processo de progressão de sua pena.

Redação Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Guilherme Lopes Gomes, de Marília (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade