PUBLICIDADE

Polícia

SP registra mês com maior número de assassinatos desde janeiro de 2013

24 fev 2014 - 09h40
(atualizado às 11h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O Estado de São Paulo registrou no mês de janeiro o maior número de homicídios dolosos (quando existe a intenção de matar) desde janeiro de 2013, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgados na manhã desta segunda-feira. De acordo com o levantamento, 447 pessoas foram vítimas em homicídio doloso no primeiro mês de 2014, contra 455 mortes registradas em janeiro do ano passado, que foi o mês mais violento nesta categoria em 2013.

Se somarmos o número de homicídios dolosos ao mesmo tipo de crime praticado no trânsito em janeiro, o número de mortes dolosas chega 455. Já o número de homicídios culposos por acidentes de trânsito somaram 351 mortes em janeiro. O índice  sofreu uma leve queda em relação a dezembro do ano passado, quando foram registradas 379 mortes.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, a alta no número de homicídios não deve se repetir nos próximos meses. “Entendemos que é um ponto fora da curva, não reflete uma tendência. Estávamos há nove meses com queda. Não revela uma tendência diante de casos excepcionais que tivemos em janeiro”, falou.

Ainda foram registrados dois casos a menos de latrocínio em relação ao mês de dezembro, quando 34 pessoas foram vitimadas. Já o número de estupros voltou a subir, passando de 810 em dezembro para 918 em janeiro.

Capital

Na capital, o número de vítimas de homicídio doloso em janeiro foi o mesmo registrado em dezembro do ano passado: 104. Durante todo o ano de 2013, 1.256 pessoas foram assassinadas na cidade e o mês mais violento foi o de março, com 125 homicídios dolosos. Em relação ao mês de dezembro de 2013, foram registradas oito mortes a mais por acidentes de trânsito. Dos casos registrados em 2013, 34 foram culposos e dois foram dolosos. Em janeiro de 2014, foram 44 casos de homicídios provocados no trânsito, todos culposos.

Outros crimes violentos apresentam uma estabilização nos últimos 12 meses. Os crimes de latrocínio, por exemplo, passaram de 11 casos em dezembro para 14 em janeiro. O número, porém, é menor do que o registrado em janeiro do ano passado, quando 15 pessoas perderam a vida após assaltos.

O número de estupros também subiu em 2014 na capital. Foram registrados 219 casos em janeiro, contra 196 em dezembro do ano passado.  Foi a primeira alta após dois meses de queda nesse tipo de crime. O pico no índice de estupros em 2013 foi em março, quando foram registrados 311 casos.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/sistema-prisional-brasil/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/sistema-prisional-brasil/">Sistema prisional do Brasil</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade