PUBLICIDADE

Polícia

SP: polícia procura estelionatário que usava nome 'John Lenon'

12 dez 2012 - 18h15
(atualizado às 18h25)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Civil de Ribeirão Preto procura um homem de 39 anos acusado de aplicar golpes que pode ter causado R$ 100 mil de prejuízo às suas vítimas, na região do município. De acordo com a investigação, Onilton José da Silva usava documentos falsos para comprar ou alugar bens, e depois disso desaparecia com eles. O suspeito se apresentava sob nomes como José Wellington e John Lenon (sic) dos Santos.

Segundo o delegado Samuel Zanferdini, titular do 6º DP de Ribeirão Preto, Silva criava uma série de documentos falsos com a própria fotografia, como RG, CPF, comprovante de residência e contracheques, para atender às exigências de vendedores e locadores de equipamentos e carros. "O golpe dele era fazer compra ou locação e depois não pagar", explicou o delegado.

Em uma das ocasiões, por exemplo, Silva usou os documentos para alugar uma chácara e um conjunto de 100 cadeiras e 25 mesas para uma suposta festa. No dia seguinte, nenhum dos locatários encontrou o suspeito, que havia fugido com os móveis; o lucro viria da venda do roubo. Além desse, pelo menos quatro outros casos foram registrados na delegacia. Com o mesmo esquema do aluguel, Silva já roubou andaimes de ferro, e conseguiu até financiar um carro, posteriormente encontrado pela polícia com danos.

De acordo com Zanferdini, o suspeito possui antecedentes criminais por estelionato. "Ele já era um cara conhecido. Apreendemos o carro dele com os documentos originais e estamos à procura dele", afirmou o delegado. Segundo ele, desde a identificação de Silva, no fim da semana passada, o advogado de defesa já entrou em contato duas vezes com a Polícia Civil para dizer que pretendia apresentá-lo na delegacia - o que nunca ocorreu.

"Vou ouvir mais possíveis vítimas, produzir as provas e instaurar um inquérito para cada crime. Se ele não aparecer, vou fazer um indiciamento indireto e pedir sua prisão preventiva à Justiça", afirmou Zanferdini. A pena para o crime de estelionato varia de um a cinco anos - como até agora foram identificados cinco casos, a pena para Silva pode montar a 25 anos de prisão. Segundo o delegado, os investigadores de polícia já visitaram diversos endereços à busca do suspeito, sem sucesso.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade