PUBLICIDADE

Polícia

SP: PMs e moradores entram em confronto em reintegração de posse

11 jun 2013 - 07h25
(atualizado às 14h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem retira pertences do terreno que havia sido ocupado ilegalmente na zona sul de São Paulo
Homem retira pertences do terreno que havia sido ocupado ilegalmente na zona sul de São Paulo
Foto: Adriano Lima / Brazil Photo Press

Moradores entraram duas vezes em conflito com a Polícia Militar (PM) na manhã desta terça-feira, durante a reintegração de posse de um terreno no Parque Bristol, na zona sul da capital paulista. A primeira confusão aconteceu por volta das 6h e, a segunda, às 10h. 

Durante os protestos, foram feitas barricadas e a PM atirou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os cerca de 100 manifestantes. Eles revidaram atirando pedras contra os policiais. 

De acordo com o PM responsável pela operação, capitão Pardubsky, não houve ferido nos confrontos. "A ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) não foi acionada nenhuma vez", informou. Ele calcula que 90% dos barracos já tenham sido demolidos. O terreno da ocupação tem 60 mil metros quadrados e está localizado na avenida do Cursino, número 5.100.

Segundo os militares, 120 pessoas viviam no local. Já o advogado das famílias, André Araújo, disse que havia cerca de mil famílias morando no terreno.

Os moradores reclamam de não ter recebido auxílio da Prefeitura. Alguns dizem que não têm para onde ir, outros que vão ficar em casas de parentes e amigos. José Carlos da Costa, desempregado, morava com a esposa em um dos barracos e diz que não tem ideia de onde vai morar agora. 

O advogado das famílias explicou que a determinação da reintegração de posse foi expedida pela 3ª Vara Civil do Fórum Regional de Jabaquara. Uma parte do terreno, de 6,5 mil metros quadrados, foi declarada de interesse social e servirá para a construção de moradias populares. "Mas essa liminar também determinou que a prefeitura fizesse o atendimento de todas as famílias", disse.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que os moradores poderão se inscrever nos programas habitacionais da Secretaria Municipal de Habitação ou terão a opção de serem encaminhadas para abrigos. "As famílias também foram orientadas sobre o cadastramento nos Programas Habitacionais", diz a nota.

As famílias despejadas planejam uma manifestação às 13h30 de hoje, em frente à prefeitura de São Paulo, para cobrar auxílio do município.

Policiais militares removem moradores da região ocupada
Policiais militares removem moradores da região ocupada
Foto: Adriano Lima / Brazil Photo Press

Trânsito interditado

O trânsito na avenida do Cursino está interditado em ambos os sentidos entre a avenida Padre Arlindo Vieira e a rua Antônio Zequi. A orientação é optar pelo desvio pela avenida Maurice Denis e, em seguida, pegar a avenida Padre Arlindo Vieira. 

A ação também alterou o intinerário de quatro linhas de ônibus na região, segundo a SPTrans: Jardim Celeste-Metrô Santa Cruz, Jardim Clímax-Metrô Praça da Árvore, Jardim Celeste-Terminal Parque Dom Pedro II, e Vila Moraes-Metrô Saúde. Técnicos estão na área orientando e monitorando a operação.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade