PUBLICIDADE

Polícia

SP: PM realiza cerco na Cracolândia para sufocar tráfico

3 jan 2012 - 14h04
(atualizado às 15h05)
Compartilhar

A Polícia Militar (PM) isolou na manhã desta terça-feira a área de São Paulo conhecida como Cracolândia, região na rua Helvétia, no centro, onde centenas de dependentes químicos costumam se reunir para consumir crack. A ação que conta com 100 policiais procura, de acordo com o coronel Pedro Borges, sufocar o tráfico na região.

A PM realizou na manhã desta terça uma operação na Cracolândia, região central da cidade de São Paulo, com o objetivo de prender traficantes e foragidos da polícia, além de apreender armas de fogo
A PM realizou na manhã desta terça uma operação na Cracolândia, região central da cidade de São Paulo, com o objetivo de prender traficantes e foragidos da polícia, além de apreender armas de fogo
Foto: Paduardo / Futura Press

Depois que a área foi cercada, a maior parte dos dependentes de drogas foi levada para a praça em frente à estação Nove de Julho. Alguns, contudo, mostrando irritação pela ausência da droga, jogaram pedras em veículos da imprensa e correram para outras áreas do centro. Um rastro de crack e cachimbos improvisados para o consumo da droga foi deixado no local. Até o final da manhã, os policiais fizeram dois flagrantes de tráfico, prenderam uma foragida e recolheram duas armas de brinquedo, dez carcaças de moto e um radiocomunicador.

"Em primeiro lugar, vamos impedir que a droga chegue", disse Borges. A segunda meta da operação policial é restabelecer a ordem urbana: havia tantos consumidores de drogas nas ruas que muitas pessoas tinham medo de passar pelo local. Em seguida, os policiais pretendem criar um ambiente seguro para que assistentes sociais e médicos da prefeitura possam oferecer ajuda integral aos dependentes.

Desde cedo, quatro caminhões cata-bagulho estavam estacionados nas imediações da Cracolândia para recolher objetos e pertences eventualmente abandonados. Dois caminhões-pipa iniciaram a limpeza das ruas. A operação é uma nova fase da Ação Integrada Centro Legal, iniciada há um ano e meio por 20 órgãos e secretarias estaduais e municipais a fim de oferecer tratamento médico e assistência social aos dependentes. Muitos aceitaram começaram a desintoxicação. A maioria, entretanto, permanece nas ruas e não consegue se livrar do vício, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade