PUBLICIDADE

Polícia

SP: PF prende 8 suspeitos de fraudar fiscalizações da Receita

4 ago 2011 - 11h28
(atualizado às 11h38)
Compartilhar

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quinta-feira, oito pessoas acusadas de montar um esquema de fraude fiscal junto à Receita Federal na Grande São Paulo e na região de Sorocaba. Dos oito presos, cinco eram auditores fiscais da Receita. A operação também cumpriu 25 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

As investigações da Operação Paraíso Fiscal começaram no início deste ano, após denúncia de que servidores da Delegacia da Receita Federal de Osasco (SP) possuiriam patrimônio incompatível com sua renda. Os funcionários são suspeitos de operacionalizar um esquema de "venda de fiscalizações" e advocacia administrativa, no qual eram lavrados autos de infração com valores menores que os devidos, ocultando tributos ou períodos de dívidas fiscais.

De acordo com a PF, há indícios de que empresários da região eram abordados pelos servidores públicos, que deixariam de autuá-los em troca de "vantagens financeiras vultosas". Os investigados também agiriam invalidando autos de infração já lavrados. Apurou-se também que os funcionários públicos residiam em casas de alto padrão, realizavam viagens internacionais com frequência e mantinham contas correntes no exterior.

O nome da operação é uma alusão à ideia de que a região submetida à fiscalização pela Delegacia da Receita Federal de Osasco teria se tornado uma espécie de paraíso fiscal para aqueles que, associando-se à quadrilha, buscavam se ver livres da cobrança dos impostos que deviam. Os investigados responderão pelos crimes de violação de sigilo, corrupção, advocacia administrativa, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade