PUBLICIDADE

Polícia

SP: oficiais de Justiça, advogada e empresários são presos por corrupção

6 mai 2013 - 13h25
Compartilhar
Exibir comentários

Cinco oficiais de Justiça, uma advogada e três empresários foram presos na manhã desta segunda-feira em Bauru e Jaú, no interior de São Paulo, suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção. Com o apoio da Polícia Militar, promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriram nove mandados de busca e apreesão e nove de prisão. A operação foi batizada de "Injustiça".

A operação começou às 5h e contou com o apoio de 28 policiais militares. Diversos notebooks e computadores com arquivos pessoais dos suspeitos foram apreendidos, além de uma pistola 765.

Durante as investigações, que duraram cerca de oito meses, os promotores descobriram que os oficiais de Justiça, lotados no fórum de Bauru, cobravam propina para agilizar o cumprimento de mandados de busca e apreensão de veículos financiados e que não estavam sendo pagos.

De acordo com o Gaeco, eles agiam por interesse das empresas de cobrança, financeiras e escritórios de advocacia. O esquema funcionava dentro do fórum de Bauru. Cada oficial recebia entre R$ 300 e R$ 750 para cada veículo localizado e apreendido de forma rápida. Os valores eram pagos pelos líderes do esquema em dinheiro e também em cheques.

Um dos funcionários ainda teria ligação com narcotraficantes da cidade, além de ser suspeito de diversos crimes eleitorais durante as eleições municipais de 2012, como compra de votos.

Além da prisão, a Justiça de Bauru determinou a imediata suspensão do exercício do cargo dos funcionários públicos envolvidos. O grupo, que será ouvido na sede do Gaeco em Bauru, vai responder por corrupção ativa, corrupção passiva e formação de quadrilha. A identidade dos envolvidos não foi divulgada. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade