PUBLICIDADE

Polícia

SP: mais 6 policiais da Rota são afastados por tiroteio em ação

31 mai 2012 - 22h06
(atualizado às 22h17)
Compartilhar

A Polícia Militar (PM) de São Paulo informou nesta quinta-feira que seis policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) foram recolhidos administrativamente pela Corregedoria da PM, a fim de serem ouvidos. O grupo - formado por dois oficiais, um sargento, um cabo e dois soldados - passou por exame de corpo de delito no Hospital da PM e, na sequência, foi liberado. Os agentes participaram da ação na favela Tiquatira, na zona leste da cidade de São Paulo, onde seis suspeitos de pertencerem ao Primeiro Comando da Capital (PCC) foram mortos. Ontem, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já havia prendido três policiais da Rota, que também estiveram na operação.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, além do inquérito da DHPP, foi instaurado um inquérito policial militar que irá para a Justiça. O procedimento é obrigatório quando uma ocorrência policial resulta em morte ou lesão. A secretaria informou ainda que todos os procedimentos estão sendo acompanhados pelo Ministério Público.

O tiroteio que resultou na morte das seis pessoas aconteceu no estacionamento de uma casa noturna e envolveu 26 policiais, depois que a PM recebeu uma denúncia anônima de que membros do PCC estariam reunidos no local. Segundo a Polícia, eles estavam elaborando um plano para tentar resgatar um preso que seria transferido de um centro de detenção provisório para uma prisão em São Paulo.

De acordo com a versão policial, os suspeitos começaram a atirar logo após a chegada da polícia no local, o que gerou uma intensa troca de tiros. O tiroteio terminou com a morte de seis pessoas, além da prisão de duas mulheres e de um homem que não reagiram, enquanto cinco conseguiram fugir.

Os agentes, que não sofreram ferimentos na operação, apreenderam três veículos roubados, R$ 3 mil, um carregamento de maconha e cocaína e um arsenal de armas, incluindo algumas de uso exclusivo das Forças Armadas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade