PUBLICIDADE

Polícia

SP: Justiça solta jornalista e mais 11 presos em protesto

O único dos detidos que permanece preso é o jornalista Raphael Sanz Casseb, acusado de atear fogo em uma guarita da Polícia Militar

14 jun 2013 - 17h00
(atualizado às 19h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A Justiça de São Paulo determinou que 12 dos 13 manifestantes que estavam presos desde a última terça-feira, quando foi realizado o terceiro ato contra o aumento da passagem do transporte público em São Paulo, sejam soltos e que sigam em liberdade enquanto são investigados pela polícia. Entre os libertados, está o jornalista Pedro Ribeiro Nogueira, 27 anos, detido enquanto cobria o protesto para o Portal Aprendiz.

Repórter do Terra é agredido pela PM em protesto em SP
Repórteres da Folha levam tiros de borracha no rosto em protesto
SP: fotógrafo do Terra é preso durante cobertura de protesto

Fotógrafo atingido em protesto tem chance mínima de recuperar visão

Em sua decisão, converteu as prisões em flagrante em pagamento de fiança de dois salários mínimos (R$ 1.356) para cada preso. Assim que o valor pago, os detidos serão liberados.

Segundo a decisão do juiz Eduardo Pereira Santos Junior, não havia elementos para classificar a ação dos detidos no crime de formação de quadrilha. Com isso, eles puderam ser liberados, já que o total da soma das penas a que respondem não ultrapassa quatro anos.

Foi crucial. Foi determinante para a liberação dos detidos”, afirmou o advogado Alexandre Pacheco Martins, que defende o jornalista Pedro Ribeiro. “Não faz o menor sentido acusar pessoas que nem sequer se conhecem, que estavam em um manifesto na avenida Paulista de formação de quadrilha”, criticou o Martins. 

O único dos detidos que permanece preso é o jornalista Raphael Sanz Casseb, 26 anos. Ele é acusado pela polícia de atear fogo em uma guarita da PM, na região da avenida Paulista. Para ser liberado, ele precisa pagar fiança de R$ 20 mil. 

Quatro foram presos nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, no quarto ato de protesto, 232 manifestantes foram detidos. Quatro deles ainda estão presos, e foram encaminhados para a penitenciária de Tremembé-II, no interior de São Paulo, nesta tarde.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, o operador de marketing Vanderson de Souza, 18 anos, o técnico em informática Thiago Schutz Stone, 27 anos, o serigrafista Anderson Vicente dos Santos, 25 anos, e José Roberto Ferreira Militão responderão pelos crimes de formação de quadrilha, incitação ao crime e dano qualificado.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-metro-onibus-sp/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-metro-onibus-sp/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-de-onibus/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-de-onibus/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade