PUBLICIDADE

Polícia

SP: ação na Cracolândia apreende 16 mil pedras em 8 meses

6 set 2012 - 15h05
(atualizado às 18h57)
Compartilhar
Thiago Tufano
Direto de São Paulo

Após oito meses intensificando o trabalho para acabar com o tráfico e uso de crack no centro de São Paulo, a Operação Integrada Centro Legal divulgou um alto balanço de apreensões nesta quinta-feira. Segundo a Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, até o dia 5 de setembro, 15,9 mil pedras de crack (cada pedra pesa de 1 g a 2 g) foram apreendidas, além de 17 kg de cocaína e 44 kg de maconha. Mesmo assim, contudo, a chamada Cracolândia voltou à ativa, e as ruas próximas à Estação da Luz voltaram a ser tomadas por centenas de usuários de crack.

Brasil é o maior mercado mundial do crack, diz estudo:

Desde o dia 3 de janeiro, as secretarias de Saúde, Justiça e Segurança da capital paulista iniciaram a operação com o objetivo principal de acabar de vez com a Cracolândia. De acordo com a Polícia Militar, no primeiro mês da operação os usuários se espalharam por outros 27 bairros próximos à Cracolândia. Porém, atualmente, os dependentes químicos voltaram a se concentrar no Centro, principalmente na rua Helvetia, onde ficam jogados nas calçadas, exatamente em frente ao Centro de Ajuda ao Trabalhador (CAT), pertencente à Prefeitura de São Paulo.

As ações policiais somam mais de 58 mil abordagens, com 523 pessoas presas em flagrante. Já as abordagens sociais, de saúde e por guardas municipais passam de 112 mil. A Operação Centro Legal conta também com serviços sociais e o número de internações para tratamento de dependentes químicos passa de mil. Outras 67 mil pessoas foram abordadas por agentes da saúde.

A região da Cracolândia conta também com a ajuda da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que apreendeu 1.804 bebidas, 683 roupas e eletrônicos e 253.458 CDs e DVDs, além de outros 2.664 equipamentos diversos.

De acordo com estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Brasil perdeu apenas para os Estados Unidos em número de usuários de cocaína em pó e crack no ano de 2011. Foram 2,8 milhões de consumidores no País, contra 4,1 milhões registrados pelo primeiro colocado.

Quando as duas drogas são consideradas isoladamente, de acordo com a pesquisa, o Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína. Os resultados do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) foram publicados na página do Inpad na internet.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade