5 eventos ao vivo

SP: ação da PM na Cracolândia neste domingo termina com 18 presos

8 jan 2012
12h52
atualizado às 20h52
  • separator
  • comentários

Um total de 18 suspeitos de tráfico de entorpecentes e outros delitos foram detidos neste domingo em mais um dia de ações da Polícia Militar na Cracolândia, no centro de São Paulo. O número de detidos pela polícia chega, assim, a 42, sendo 24 foragidos da Justiça, segundo o último boletim divulgado pela PM.

Usuários de crack tentavam se esconder para consumir a droga na Cracolândia
Usuários de crack tentavam se esconder para consumir a droga na Cracolândia
Foto: Renato Silva Cerqueira / Futura Press

Em seis dias da operação, que começou na última terça-feira, foram abordados 1.540 suspeitos e realizadas 373 abordagens sociais, oito encaminhamentos para hospitais e um para albergue. Houve ainda 456 abordagens de agentes de saúde, 27 encaminhamentos para serviços de saúde e 24 internações. Além disso, os serviços de limpeza recolheram 42 t de lixo das áreas ocupadas pelos usuários de drogas da região, onde a falta de segurança e a insalubridade forçaram a intervenção das autoridades.

Ação na Cracolândia
Participam diariamente da ação 100 PMs, com o apoio de policiais do Choque, Cavalaria e Canil. O comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, falou em "resgatar a dignidade das pessoas em situação indigna". A ação policial acontece por tempo indeterminado. "Não temos pressa, queremos tirar as pessoas dessa situação", disse Camilo.

A operação na Cracolândia é dividida em três fases, sendo que a primeira ocorre em conjunto com uma operação de zeladoria da prefeitura em casarões e ruas.

A estimativa da PM é que em 30 dias, após a prisão de traficantes e o restabelecimento da ordem na região, se inicie a segunda fase, com a participação de assistentes sociais e agentes de saúde, que devem encaminhar os dependentes químicos para albergues, Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) e, se preciso, internação para tratamento e reinserção social. A terceira e última fase, segundo a PM, é de "manutenção deste cenário, para que os dependentes possam se recuperar plenamente".

Com informações da agência EFE .

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade