PUBLICIDADE

Polícia

Sobe para 27 o nº de detidos suspeitos de ataques em SC

14 nov 2012 - 16h43
Compartilhar
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina informou na tarde desta quarta-feira que foram detidos 27 suspeitos dos recentes ataques registrados no Estado. Em apenas 48 horas, foram mais de 20 ataques contra ônibus e bases da polícia. Entre os detidos, 12 são adolescentes.

O órgão registrou ainda que foram 22 ataques contra agentes públicos e prédios policiais e privados, segundo dados da Diretoria de Informação e Inteligência (DINI). Os atentados aconteceram nas cidades de Florianópolis, Criciúma, Itajaí Palhoça, Blumenau, Camboriú e Navegantes.

Autoridades informaram que a segurança de ônibus e postos policiais da Grande Florianópolis será reforçada durante o feriado prolongado. A empresa Canasvieiras, que teve veículos incendiados nos últimos dias, anunciou que irá reduzir o número de linhas durante a noite.

Após uma reunião entre o comando da Polícia Militar e integrantes da SSP, o governo confirmou que uma facção criminosa estaria comandando os ataques do interior do presídio de São Pedro de Alcantâra. O órgão ainda anunciou que um escritório de "inteligência" foi criado para acompanhar a situação de perto.

Os ataques seriam em resposta a supostos maus tratos que presidiários sofrem na unidade. Um vídeo gravado por um preso dentro de uma cela mostraria as supostas agressões. O governador Raimundo Colombo retornou da viagem que fazia à Ásia esta semana, mas ainda não comentou oficialmente os atentados.

Em Itajaí, nove homens, sendo três adolescentes, foram presos com um revólver calibre 38, com numeração raspada, coquetéis molotov, gasolina, estopa e drogas. Em Florianópolis, dez jovens, que portavam drogas, foram detidos escondidos na creche Comunidade ilha Continente. Também ocorreram prisões em Palhoça, Itajaí e Blumenau.

O secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, garantiu que todas as informações sobre possíveis ameaças à qualquer entidade ou instituição são levadas à sério e apuradas. "Estamos muito atentos e preparados, trocando informações entre uma rede integrada de inteligência policial que contempla outros segmentos da Segurança Pública, como Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Exército e outros. Não há motivo para qualquer especulação a respeito desses casos," disse Grubba.

Violência em SC

A partir do dia 12 novembro, o Estado de Santa Catarina registrou uma série de atentados, com mais de 20 ataques contra ônibus e bases da polícia. Enquanto os coletivos foram alvos somente de incêndio, algumas bases policiais também foram alvejadas. Na região norte de Florianópolis, o carro de um policial civil foi incendiado. Ao todo, a polícia prendeu 27 suspeitos de participação nos crimes, sendo 12 adolescentes.

Na segunda-feira, dia 12, uma funcionária de uma empresa de administração prisional recebeu uma mensagem no celular que avisava sobre os ataques, que seriam uma represália a supostos maus tratos ocorridos dentro da Penitenciária de São Pedro de Alcântara.

O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba, afirmou que os atentados ocorridos em Florianópolis podem ter sido uma imitação dos ataques ocorridos nos últimos dias em São Paulo, onde mais de 90 policiais foram mortos desde o início do ano.

Corpo de Bombeiros foi chamado para controlar o fogo em um ônibus que foi incendiado na Vila Francesa, em Criciúma (SC)
Corpo de Bombeiros foi chamado para controlar o fogo em um ônibus que foi incendiado na Vila Francesa, em Criciúma (SC)
Foto: Ulisses Job / Futura Press
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade