PUBLICIDADE

Polícia

Servidor da Abin é preso por espionagem na própria agência

20 set 2012 - 18h27
Compartilhar

Um funcionário da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi preso em flagrante, na semana passada, por espionagem no órgão. A Abin é ligada à Presidência da República por meio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A prisão do servidor foi efetuada na última sexta-feira, pela Polícia Federal.

Segundo o GSI, foi verificado um "fluxo atípico de dados" na agência, além de "diversas ações vetadas por regulamentos e normais legais". Reportagem publicada pelo jornal Correio Braziliense nesta quinta-feira afirma que, antes de ser descoberto, o funcionário teria "hackeado" 238 senhas de investigadores que trabalham em investigações estratégicas.

A Polícia Federal confirmou que foi acionada pela direção da Abin e que, ao comparecer à sede do órgão, prendeu o espião em flagrante. O nome do servidor não foi informado.

A Corregedoria-Geral da Abin instaurou processo administrativo disciplinar para apurar o caso. De acordo com a PF, o servidor foi liberado após o pagamento de fiança determinada pela Justiça.

Em nota, a GSI informou que "empreende, sistematicamente, a monitoração de todos seus sistemas informatizados e redes institucionais". "A rotina ocorre com o objetivo de garantir a segurança e detectar eventuais falhas operacionais ou atividades não autorizadas", diz o comunicado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade