PUBLICIDADE

Polícia

Sem-terra aceitam deixar fazenda após morte de seguranças

3 mar 2009 - 21h30
(atualizado às 21h35)
Compartilhar

Depois de reunião com o ouvidor agrário nacional, Gercino da Silva Filho, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) concordou em desocupar a Fazenda Jabuticaba, em São Joaquim do Monte (PE), a 140 km do Recife. A propriedade foi palco de um conflito que resultou na morte de quatro dos seus seguranças no último dia 21.

Uma das condições para a desocupação é que a fazenda seja medida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Se ela tiver menos de 525 hectares, o terreno não poderá ser destinado à reforma agrária.

Os proprietários da fazenda concordaram com a medição e o superintendente do Incra se comprometeu a iniciar o trabalho na próxima segunda-feira, além de procurar novas terras para o assentamento dos trabalhadores rurais na região de São Joaquim do Monte.

A Fazenda Jabuticaba, de acordo com nota do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), é apenas um dos problemas levantados pelo movimento sem-terra. Para resolver outros conflitos agrários em Pernambuco, também foi criada, durante a reunião, a Comissão de Mediação, Prevenção e Resolução de Conflitos Agrários de Pernambuco. Amanhã, o ouvidor agrário nacional deve visitar o local das mortes em São Joaquim.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade