PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Polícia

Sem dinheiro, malas ou visto, 8 haitianos são detidos em MS

17 mar 2010 - 19h25
(atualizado às 19h34)
Compartilhar
Celso Bejarano
Direto de Campo Grande

Oito haitianos, entre eles uma criança pequena, foram detidos na tarde desta quarta-feira na cidade de Miranda (MS), a 150 km da fronteira com a Bolívia. Eles possuem passaporte, mas não tinham visto de permanência no Brasil.

O delegado da Polícia Civil, João Reis Belo, disse presumir que os imigrantes vieram para o Brasil atrás de refúgio devido ao terremoto que abalou o Haiti em janeiro, catástrofe que matou ao menos 200 mil pessoas de deixou 1 milhão de desabrigados.

O delegado disse que os haitianos chegaram a Miranda, cidade distante 200 km de Campo Grande, no domingo e dividiam dois quartos de um hotel da cidade. Eles foram detidos por meio de uma denúncia anônima.

"Vi uma situação de tristeza, miséria. Eles não tinham nenhuma mala ou dinheiro e vieram com a roupa do corpo", afirmou o delegado. Ainda segundo o policial, os haitianos disseram que saíram do país, passaram pelo Panamá, foram para a Bolívia e entraram em Mato Grosso do Sul pela cidade de Corumbá, situada na fronteira com o território boliviano.

Eles deixaram Corumbá em dois táxis e viajaram até Miranda, distantes 150 km uma da outra. A polícia suspeita que outros haitianos também estejam tentando atravessar a fronteira.

Em fevereiro, 52 haitianos, sendo 28 crianças, tentaram entrar em Corumbá, mas foram barrados ainda no território no boliviano. Entre os detidos hoje à tarde, dois são homens, cinco são mulheres adultas e uma é criança. Os haitianos não quiseram detalhar aos policiais que destino buscavam.

Eles foram levados em uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a superintendência da Polícia Federal, em Campo Grande.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade