PUBLICIDADE

Polícia

SC: polícia monta operação para impedir ataques em Florianópolis

3 fev 2013 - 10h25
(atualizado às 12h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Civil de Santa Catarina realizou na noite de sábado para domingo o segundo dia da Operação Colibri para impedir que novos atentados de facções criminosas ocorram. Segundo informações da polícia, até as 6h de hoje nenhum atentado foi registrado no Norte da Ilha de Florianópolis. Um balanço da operação sairá durante a semana. 

Ônibus com escolta da polícia são a estratégia para enfrentar ataques em Santa Catarina
Ônibus com escolta da polícia são a estratégia para enfrentar ataques em Santa Catarina
Foto: Eduardo Valente / Futura Press

Cerca de 100 policiais fizeram quatro barreiras em pontos estratégicos (rotas de fugas) do Norte da Ilha abordando pessoas e carros que passavam pelos locais. Paralelamente, outros policiais circulavam com viaturas em bairros considerados vulneráveis para evitar os ataques a bases policiais e a transportes coletivos.

Os policiais também reforçaram as bases das Delegacias do Sul, Centro, Lagoa da Conceição e Coqueiros, conforme a polícia. Segundo o diretor de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF), Ilson da Silva,a operação deve continuar até a situação se normalizar.

No primeiro dia de operação, realizado de sexta para sábado, cinco pessoas (três homens, uma mulher e um adolescente) foram encaminhadas a delegacia por suspeita de envolvimento com os ataques. Eles carregavam maconha, R$ 1.643 em dinheiro e alguns celulares. A polícia trabalha com a hipótese de que façam parte de uma facção criminosa de São Paulo, pois os suspeitos são do Estado. Também foram presas na primeira noite uma pessoa por tráfico de drogas e duas por embriaguez.  

A Polícia Militar (PM) de Santa Catarina contabilizou 14 atentados contra órgãos públicos e incêndios em ônibus e um guincho. A base da Polícia Militar, um presídio, uma delegacia e a prefeitura de Itajaí foram atacados. A PM também registrou sete ônibus e um guincho particular incendiados e tentativas de ataques contra um ônibus e um caminhão.

Segundo as informações divulgadas pelo governo estadual, ninguém saiu ferido dos atos de vandalismo. A polícia deteve 14 adultos e apreendeu um adolescente. Por causa do agravamento das ações de violência no decorrer da semana, o governo estadual anunciou, na tarde de ontem, uma série de medidas para enfrentar e coibir os atos criminosos.

Para combater novos ataques contra transportes coletivos, a Polícia Militar informou que soldados farão a escolta dos ônibus. De acordo com as informações oficiais, a intensificação da violência no Estado decorre, principalmente, do recrudescimento do trabalho policial contra o tráfico de drogas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade