PUBLICIDADE

Polícia

SC: funcionária de prisão teria sido avisada por SMS sobre ataques

13 nov 2012 - 14h28
(atualizado às 15h01)
Compartilhar
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Os atentados ocorridos nesta madrugada em Florianópolis continuam repercutindo em Santa Catarina. Uma funcionária de uma empresa de administração prisional teria sido alertada, mesmo por "engano", sobre a ocorrência dos crimes.

A mulher, que não teve a identidade revelada pelas autoridades de segurança, recebeu uma mensagem pelo celular, informando que os ataques seriam uma represália a supostos maus tratos ocorridos dentro da Penitenciária de São Pedro de Alcântara. "Então os irmão que tão no mundão, é pra sair pra pista e sentar o dedo nesses vermes do DEAP e taca fogo no busão, em resposta a covardia em São Pedro, é o salve geral (SIC)", foi a mensagem enviada ainda na segunda-feira.

Os ataques fizeram com que a Polícia Militar reforçasse a segurança e chegasse a escoltar ônibus em localidades consideradas de risco. A Secretaria de Segurança Pública ainda não comentou o suposto "aviso".

Delegados cobram investimento

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina, Renato Hendges, culpou o Estado pelos atentados ocorridos nesta terça. De acordo com ele, a falta de políticas para reabilitação de presos, e até mesmo de bloqueadores de celulares em presídios, colocaria o governo na condição de "culpado".

"O Estado é culpado, pois é tão criminoso quanto o marginal da rua. Ele não investe adequadamente neste quesito. Para se ter uma ideia, a Polícia Civil está com a mesma quantidade de efetivo desde 1984", disse.

Onda de ataques

A região metropolitana de Florianópolis registrou cinco atentados atribuídos a facções criminosas entre a noite de segunda e a madrugada desta terça-feira. Uma base policial foi alvejada, além de incêndios registrados em veículos: dois ônibus, uma viatura da Polícia Civil e um carro particular de um militar.

O caso mais grave ocorreu na rodovia SC-401, uma das mais movimentadas da cidade. Um ônibus que trafegava próximo ao trevo de Canasvieiras foi invadido por quatro jovens. Eles mandaram os passageiros saírem e atearam fogo no veículo. O ato causou pânico e fez com que as pessoas corressem pelo meio da rodovia.

Ônibus que trafegava próximo ao trevo de Canasvieiras foi invadido por quatro jovens
Ônibus que trafegava próximo ao trevo de Canasvieiras foi invadido por quatro jovens
Foto: Janine Turco/Notícias do Dia / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade