PUBLICIDADE

Polícia

Saiba como teste de DNA vai diferenciar pai e avô no MA

12 jun 2010 - 15h33
(atualizado em 13/6/2010 às 08h36)
Compartilhar
THAÍS SABINO
Direto de São Paulo

Se o DNA humano carrega características de várias gerações de uma família, como determinar se o lavrador José Agostinho Bispo Pereira, preso no Maranhão, é pai ou avô (ou ambos) das sete crianças geradas por sua filha, mantida por ele em cativeiro e abusada sexualmente por 17 anos?

José Agostinho Bispo Pereira, 54 anos, foi preso em Pinheiro (MA)
José Agostinho Bispo Pereira, 54 anos, foi preso em Pinheiro (MA)
Foto: Eveline Cunha / Especial para Terra

A perita criminal e diretora do laboratório de DNA do Instituto de Criminalística de São Paulo, Eloísa Auler Bittencourt, afirma que a fórmula é simples: se metade do material genético for compatível com as características genéticas do lavrador, fica provado que ele é pai dos filhos de sua própria filha.

Pereira foi preso na última terça-feira em uma ilha no norte do Maranhão, onde vivia com a filha de 29 anos e sete crianças. Ele é acusado de manter relações sexuais com ela e ser pai dos menores. De acordo com o depoimento da vítima, ela sofria abusos frequentes desde os 12 anos. A irmã mais velha dela também prestou depoimento. Disse que sofreu abusos sexuais e que Pereira é pai do seu filho, hoje com 14 anos.

De acordo com a polícia do Maranhão, todos os filhos das duas filhas de Pereira serão submetidos ao exame de DNA. Uma equipe da capital, São Luís, deve fazer a coleta de material genético ainda neste fim de semana.

Se 50% dos alelos (sequência genética) de uma criança forem iguais aos de Pereira, fica comprovado que ele é o pai, explica Eloísa. Caso seja apenas avô, a quantidade de alelos encontrada no exame de DNA será de 25%. Segundo ela, serão testadas "as hipóteses se Pereira é pai das crianças, se é avô, ou nenhuma das duas coisas". "Para ser pai precisa ter na criança 50% dos alelos, obrigatoriamente é meio a meio", completa a perita.

Eloísa explica que, a partir do perfil de DNA da criança, da mãe e do avô, a resposta já estará clara. Segundo a perita, o exame é seguro, principalmente quando se tem uma configuração familiar completa.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade