PUBLICIDADE

Polícia

RS: operação desarticula grupo suspeito de roubar agências dos Correios

7 mai 2013 - 14h40
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois homens foram presos na manhã desta terça-feira durante a Operação Retorno no Rio Grande do Sul. A ação da Polícia Federal, com apoio da Brigada Militar, busca desarticular um grupo suspeito de assaltar agências dos Correios em três cidades do Vale do Rio Pardo. Outro integrante da quadrilha ainda não foi localizado. 

Batismo de fogo: veja os nomes "inusitados" das operações policiais

As prisões foram feitas em Santa Cruz do Sul e Sapucaia do Sul. Ao todo, foram emitidos três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão. Os assaltos ocorreram em Passo do Sobrado (junho de 2012 e fevereiro de 2013), Candelária (julho de 2012 e março de 2013) e Vale do Sol (em julho de 2012). Em uma das buscas, foi identificado um artefato que a perícia da Polícia Federal irá apurar se é explosivo ou não.

De acordo com a investigação, o grupo ingressava nas agências sempre com pelo menos dois integrantes, um deles, portando arma de fogo. Os funcionários eram rendidos e os valores em dinheiro que estavam nos guichês ou no cofre eram roubados. As pessoas no local eram ameaçadas e imobilizadas com fitas adesivas e lacres plásticos, e trancadas em uma sala. Assim, os assaltantes, que utilizavam motocicletas nas ações, tinham maior tempo de fuga. Segundo a PF, o bando tinha conhecimento sobre a rotina dos estabelecimentos.

Para chegar à quadrilha, foram feitos retratos falados para identificar os autores dos crimes e investigações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com apoio da Polícia Civil dos dois Estados. Em setembro de 2012, a PF já havia cumprido três mandados de busca em Torres e Passo de Torres, na divisa entre o RS e SC, para apreender materiais que confirmassem a participação dos investigados nos assaltos. Alguns integrantes do grupo já haviam sido presos por porte ilegal de arma de fogo e um deles por tráfico de drogas. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade