PUBLICIDADE

Polícia

RS: em operação, polícia apreende suplementos alimentares

9 set 2013 - 22h51
(atualizado às 22h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Foram cumpridos 123 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Rio Grande do Sul
Foram cumpridos 123 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Rio Grande do Sul
Foto: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou nesta segunda-feira a Operação Hipertrofia, que apreendeu suplementos alimentares impróprios ao consumo, retirando esses produtos que estavam à venda no mercado. Foram cumpridos 123 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Gravataí, Alvorada, Montenegro, Rio Grande, Pelotas, Santana do Livramento, Caxias, Bento Gonçalves, Torres, Capão da Canoa e Tramandaí.

A operação foi realizada pela Delegacia do Consumidor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Decon/Deic), coordenada pelo delegado Fernando Edison Domingues Soares. De acordo com ele, os suplementos alimentares considerados impróprios ao consumo são aqueles que contêm em sua formulação substâncias proscritas, de controle especial, não registradas ou contrárias à legislação elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Também foram apreendidas as mercadorias expostas à venda que apresentam os rótulos em língua estrangeira
Também foram apreendidas as mercadorias expostas à venda que apresentam os rótulos em língua estrangeira
Foto: Polícia Civil / Divulgação

Também foram apreendidas as mercadorias expostas à venda que apresentam os rótulos em língua estrangeira. A exigência do Código de Proteção e Defesa do Consumidor é que estejam na língua nacional ou pelo menos tenham a etiqueta de tradução em português.

Segundo a polícia, a ação desenvolvida hoje é resultado de 14 meses de investigação e envolve diversos crimes. Entre eles estão crimes contra a saúde pública, tráfico de drogas, crimes contra as relações de consumo, sonegação fiscal e formação de quadrilha, cujas penas podem chegar até 15 anos de reclusão, conforme o delegado Fernando Soares. Além disso, o delegado ressaltou que há pesquisas médicas científicas apontando que o uso de anabolizantes, pró-hormonais e termogênicos sem controle médico ou suplementos com substâncias proscritas ou controladas podem causar malefícios ao organismo humano, como diversos tipos de câncer, sangramento do esôfago e trombose cerebral.

Participaram da operação 600 agentes e 101 delegados, além de fiscais do Procon Estadual. Contabilizando as equipes de recepção dos flagrantes nas bases operacionais do interior, foram 750 policiais envolvidos, sendo utilizados 203 viaturas e três caminhões.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade