PUBLICIDADE

Polícia

RS: duas mulheres são encontradas durante revista em presídio masculino

Veículo com suspeita de adulteração foi apreendido pela polícia

4 jun 2013 - 09h40
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Revista em presídio masculino de Viamão (RS) encontrou drogas, dinheiro, munições e armas
Revista em presídio masculino de Viamão (RS) encontrou drogas, dinheiro, munições e armas
Foto: Polícia Civil do RS / Divulgação

Duas mulheres - uma delas adolescente - foram encontradas entre os presos durante uma revista no Instituto Penal de Viamão (RS), que abriga detentos do sexo masculino no regime semiaberto, na região metropolitana de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira. De acordo com a delegada Adriana Costa, da 1ª Delegacia Regional Metropolitana, ambas foram encaminhadas para a Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada, onde prestaram depoimento. "Elas não poderiam estar lá. Uma delas contou que faria programa e outra estaria visitando o namorado", explicou a delegada. 

Segundo Adriana, as mulheres contaram que ingressaram no local pelos fundos. O diretor-adjunto do Departamento de Segurança da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Alberi Pereira, disse que o fato do instituto fazer divisa com um parque público dificulta a segurança da área. "É uma imensa área verde, com mata fechada, na lateral e nos fundos, e na outra lateral é uma rua sem saída que também dá no parque. Durante a noite e a madrugada algumas pessoas ligadas a apenados entram ou trazem materiais ilícitos. Intensificamos o cercamento e a vigilância, mas é uma local ermo e escuro", ressaltou. 

De acordo com Pereira, foi aberto procedimento administrativo para investigar como as mulheres ingressaram. "Infelizmente é uma falha que temos por entendermos que o lugar não tem condições físicas para funcionar como instituto penal", considerou o diretor-adjunto, explicando que o prédio não foi construído para servir para este fim, mas sim adaptado para este uso em 2004. 

A ação foi feita em conjunto pela Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Susepe. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e apreendidos uma pistola calibre 45, um revólver calibre 38, munições, drogas, celulares e dinheiro. "Com apenas um preso foram encontrados R$ 8 mil. Vamos apurar a procedência desse dinheiro", informou Adriana. 

Um carro com suspeita de adulteração que estava estacionando em um terreno em frente ao instituto também foi apreendido. "Ele pertencia a um detento, que foi encaminhado para prestar esclarecimentos na delegacia. O veículo estava com sinais de adulteração no chassi e continha R$ 5 mil em dinheiro", contou a delegada. 

Durante a revista foram contabilizados 234 detentos no Instituto Penal de Viamão. Em janeiro, o local chegou a abrigar mais de 500 presos. A intenção, segundo Alberi Pereira, é ficar com no máximo 150 apenados no lugar. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade