PUBLICIDADE

Polícia

RS comprará apenas ombreiras de exoesqueleto para policiais

26 jul 2014 - 09h04
Compartilhar
Exibir comentários

Está prevista a compra de parte do exoesqueleto (equipamento para proteger policiais) que foi prometido para a Copa, segundo informação dada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul na sexta-feira. Os trajes completos seriam repassados pela Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos (Sesge), ligada ao Ministério da Justiça, mas o governo federal cancelou o contrato com a empresa responsável, alegando atraso na entrega. As informações foram publicadas no jornal Zero Hora. 

O material será adquirido do Centro de Treinamento de Técnicas e Táticas Especiais e Sistemas Integrados de Segurança (CTTE-SIS), com sede em Porto Alegre, mesma empresa que havia ficado responsável de entregar os exoesqueletos para 15 municípios do País (entre eles, a capital gaúcha e outras cidades-sede da Copa, além de Aracaju (SE), Maceió (AL) e Vitória (ES), onde funcionaram centros de treinamento). A compra de 3,7 mil itens, no entanto, foi suspensa porque o CTTE-SIS descumpriu prazos, segundo o governo federal. A empresa garantiu que os equipamentos foram importados da China e chegaram ao Brasil no período previsto em contrato, mas houve demora na nacionalização da carga. A Sesge estuda a adoção de medidas administrativas devido ao atraso.

A única licitação na SSP na qual consta como contemplado o CTTE-SIS diz respeito à aquisição de ombreiras para a Brigada Militar, peças superiores do exoesqueleto. O processo do governo estadual ocorreu em abril deste ano e prevê a compra de 300 itens. O custo total passa de R$ 160 mil, uma vez que cada ombreira custará R$ 535,83.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade