PUBLICIDADE

Polícia

RS: avó denunciou ao MP que Bernardo corria risco de morte

17 abr 2014 - 19h46
(atualizado em 18/4/2014 às 10h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Jussara Marlene Uglione, 73 anos, a avó materna do menino Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, encontrado morto no dia 14 de abril, fez reclamações formais, por meio de seu advogado, Marlon Adriano Balbon, ao Conselho Tutelar e Ministério Público (MP) de Três Passos (RS), no final de 2013, nas quais relatou que ele estaria correndo risco de morte. O Ministério Público confirmou que os documentos foram enviados, mas disse que as pessoas apontadas pelo advogado como testemunhas de fatos relatados negaram a autenticidade das denúncias. O pai e a madrasta de Bernardo foram presos suspeitos de o terem matado.

No dia 28 de novembro do ano passado as reclamações foram enviadas ao Conselho Tutelar, e no dia 6 de dezembro ao Ministério Público, de acordo com a própria instituição. Nos documentos, dentre outros fatos, a avó diz que a babá de Bernardo havia relatado que o garoto sofrera uma tentativa de asfixia por parte da madrasta, história que teria sido confirmada pelo neto. A assessoria de imprensa do MP afirmou que o menino e a babá foram ouvidos pelo Conselho Tutelar e ambos teriam negado que a versão da tentativa de asfixia fosse verdade.

Crianças e adolescentes vítimas da violência: Caso Isabella Nardoni, João Hélio, Eloá e mais Crianças e adolescentes vítimas da violência: Caso Isabella Nardoni, João Hélio, Eloá e mais: Relembre casos de crianças e adolescentes que foram vítimas da crueldade e da violência, entenda como estes homicídios aconteceram e saiba dados sobre este tipo de crime que só cresce no Brasil.

A promotora Dinamárcia Maciel, de Três Passos – onde a criança vivia –, disse que Bernardo não era agredido pelo casal, mas “narrou situações de descaso”. Ela diz que Jussara se dispôs a ficar com o neto e, como estava doente, afirmou que contrataria alguém para ajudar a cuidar da criança. “Nós optamos por judicializar. Entramos com ação protetiva no Juizado da Infância e Juventude em favor do Bernardo e pedindo a questão do encaminhamento dele para a guarda provisória da avó, caso não fosse possível reestabelecer um vínculo afetivo com a família.”

Segundo Maciel, como Leandro não tinha antecedentes e nenhum sinal de que poderia se tornar violento, o juiz seguiu a orientação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que indica a preferência de manter o jovem com a família biológica, de fazer um período de experiência.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade