PUBLICIDADE

Polícia

RO: PF afasta prefeito e prende secretários de Porto Velho

6 dez 2012 - 15h39
(atualizado às 17h24)
Compartilhar

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal em Porto Velho (RO) nesta quinta-feira levou ao afastamento do prefeito, Roberto Eduardo Sobrinho (PT), e causou a prisão de pelo menos quatro secretários municipais. Sobrinho está temporariamente afastado de suas funções e impedido de frequentar órgãos federais, informou a PF.

A operação Vórtice tem por objetivo desarticular um esquema de corrupção instalado no poder executivo de Porto Velho. As operações iniciaram em abril deste ano e envolvem políticos, agentes públicos e empresários. O grupo atuaria na fraude de licitações, em torno das quais girariam até R$ 100 milhões.

A Prefeitura recebeu notificação do afastamento de Sobrinho e adianta que seu vice, Emerson Castro (PMDB). De acordo com nota oficial, hoje Castro "se reúne com os responsáveis de cada setor para os encaminhamentos administrativos, de forma que não haja nenhuma descontinuidade das atividades administrativas." A Prefeitura diz que ainda não há notificação sobre a detenção dos secretários.

O Tribunal de Justiça de Rondônia emitiu 18 mandados de prisão, 31 de busca e apreensão e 22 de afastamento de cargo público a serem cumpridos em Porto Velho. Os investigados responderão pelos crimes de quadrilha, fraudes licitatórias, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A PF também conduz hoje a operação Endemia, que investiga crimes licitatórios, falsidade ideológica e corrupção de agentes públicos municipais em Porto Velho. Ainda que sejam operações realizadas ao mesmo tempo e tenham ambas a prefeitura de Porto Velho como foco, trata-se de crimes e investigações diferentes, informou a polícia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade