PUBLICIDADE

Polícia

RJ: "Tinha temperamento dócil", diz amigo de ciclista morto

Velório de Jaime Gold aconteceu na manhã desta quinta-feira. Cartazes retratando indignação foram levados para o cemitério

21 mai 2015 - 10h43
(atualizado às 10h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O velório do médico cardiologista Jaime Gold - assassinado a facadas na noite da última terça-feira enquanto andava de bicicleta na Lagoa, zona sul da capital - começou por volta das 9h15 desta quinta-feira no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro. Uma das primeiras a chegar foi a namorada e enfermeira Adriana Nobre. Ela estava com o amigo de Jaime, Adelmo Oliveira. Para ele, o médico era "um amigo especial de temperamento dócil, que não gostava de violência".

Siga Terra Notícias no Twitter

"A melhor lembrança possível é a que fica", afirmou. Clara e Daniel, os filhos de Jaime, e sua ex-mulher, Marcia Amil, chegaram por volta das 8h30 e não falaram com a imprensa. Muito emocionada, a tia do médico, Sarah Udermann, apareceu amparada por um parente. "Ele era meu sobrinho. É muita dor... As crianças cresceram juntas", disse, em referência a Jaime e aos primos.

Velório foi realizado no Cemitério Israelita do Caju, no RJ
Velório foi realizado no Cemitério Israelita do Caju, no RJ
Foto: Juliana Prado / Especial para Terra

A médica Rosana Goldvasser, colega de faculdade de Jaime, lembrou com carinho do amigo. "Ele era espetacular, uma grande pessoa. Interessante é que hoje sai uma foto grande dele no jornal e o Jaime sempre foi uma pessoa muito tímida", declarou. Alguns cartazes retratando a indignação causada pela morte violenta foram levados para a porta do cemitério. 

A cerimônia, restrita a parentes e alguns amigos, foi iniciada com o ritual judaico conhecido como "Tahara", uma espécie de purificação em que o corpo é lavado, envolvido numa mortalha branca que nunca tenha sido usada e só depois colocado no caixão e levado para um salão onde acontece o velório. 

Cartazes foram colocados na entrada do local
Cartazes foram colocados na entrada do local
Foto: Juliana Prado / Especial para Terra

O enterro está previsto para as 11h30 e também será restrito à família e amigos. O ritual judaico não permite o registro de imagens nem a entrada da imprensa. Segundo uma das diretoras do cemitério, a "humildade" é a marca da religião judaica, por isso o ritual prima pela simplicidade e discrição.

Rio vive indignação por morte de ciclista na Lagoa:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade