PUBLICIDADE

Polícia

RJ: polícia sequestra R$ 10 milhões em bens de colombiano preso por tráfico

Dez pessoas presas na operação Nações Unidas faziam parte de esquema de envio de drogas do Brasil para Portugal

4 jun 2013 - 12h19
(atualizado às 12h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia Federal desarticulou grupo internacional de drogas que usava peixes para enviar cocaína
Polícia Federal desarticulou grupo internacional de drogas que usava peixes para enviar cocaína
Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal sequestrou bens no valor de R$ 10 milhões do colombiano preso por suspeita de chefiar um esquema que enviava toneladas de cocaína do Brasil para a Europa. Entre eles, está uma casa em Angra dos Reis (RJ), dois postos de gasolina, uma usina de álcool em São Paulo, 50 contas bancárias, uma construtora e uma areal. Alexander Pareja vivia em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e tinha diversas atividades para lavar dinheiro. Ele foi detido na sexta-feira em Cássia, no triângulo mineiro.

De boneca de crack ao pão com celular, o crime se esconde

Ao todo, a operação Nações Unidas - feita em parceria com a Guarda Civil espanhola, a polícia portuguesa, uruguaia, colombiana e o DEA (agência antidrogas americano) - prendeu dez pessoas. A quadrilha internacional de drogas traficava cocaína desde a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, até Lisboa, capital portuguesa, por meio de uma empresa de fachada que exportava pescado congelado para a Europa com a cocaína disfarçada em bolsas de gelo-gel. 

De acordo com o delegado Paulo Telles, responsável pelas investigações no Brasil, a investigação durou cerca de 18 meses e parte da quadrilha já tinha sido presa pela polícia portuguesa em novembro do ano passado em Lisboa e na Suíça. "Deflagramos a operação na última quinta-feira depois que um dos envolvidos decidiu viajar e poderia fugir", disse Telles, em referência a Pareja. 

Além do colombiano foram presos o brasileiro Dimis Alame Figueira Ferreira, em Porto Velho, Rondônia, por onde a cocaína vinda da Colômbia entrava no País, o também colombiano Carlos Orlando Borda Arias, preso domingo em São Paulo, de onde a droga era distribuída. Na segunda-feira, foram presos os brasileiros Marcelo Antunes Hepp e Cristiano da Costa Quaresma, na cidade de Rio Grande, onde funcionava a empresa de exportação de pescado, e o espanhol Luiz Fernandez Rodriguez, que vivia no Brasil com identidade falsa e foi preso em Santarém, no Pará. 

A investigação começou na Espanha quando a Guarda Civil espanhola identificou, em Madri, o colombiano Henry Alejandro Rodriguez Gallego como braço do cartel do Vale del Norte, e que operava junto com o cunhado Alexander Pareja no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro. Henry, que foi assassinado há duas semanas no Panamá, entrou no Brasil em 2011 para visitar o cunhado usando nome falso e foi monitorado pela Polícia Federal. Do Brasil ele foi ao Paraguai, Bolívia e Colômbia e voltou ao País por Foz do Iguaçu, de onde foi à cidade de Rio Grande para montar junto com dois portugueses, dois brasileiros, dois espanhóis e com Pareja o esquema de fachada para enviar drogas.

Com a quadrilha monitorada, a PF conseguiu interceptar o primeiro carregamento de pescado com cocaína disfarçada em bolsas de gelo-gel no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no último mês de novembro. A segunda remessa foi apenas de pescado, mas na terceira remessa, outra vez com drogas, a polícia portuguesa prendeu em Lisboa o espanhol Manuel Ibañez Carrera, que era o cabeça da quadrilha na Europa, e o português Fernando Guilherme de Oliveira Silva, na Suíça. Na mesma época foram presos na fronteira do Brasil com o Uruguai o português Antonio Miguel Castanheira Ferreira da Cunha e o espanhol David Martinez Carbonell, que tentavam escapar para o país vizinho. "Eles tinha intenção de expandir o negócio para Portugal", disse Telles. 

O grupo atuava no Brasil há pelo menos dois anos e será indiciado por tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e associação para o financiamento do tráfico. O delegado Paulo Telles não deu mais detalhes da participação da agência americana antidrogas na operação. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade