PUBLICIDADE

Polícia

RJ: PM vai instalar câmeras de alta definição em aeronaves

A tecnologia é a mesma utilizada pelas forças armadas dos Estados Unidos

2 abr 2013 - 09h39
(atualizado às 09h41)
Compartilhar
Exibir comentários

As aeronaves da Polícia Militar do Rio de Janeiro serão equipadas, em breve, com câmeras de alta definição para ajudar no patrulhamento preventivo da cidade. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o equipamento importado, que também é utilizado pelas forças armadas americanas, é uma doação do Ministério da Justiça. O início da operação será durante a Copa das Confederações, em junho. 

As aeronaves poderão transmitir imagens nítidas para a central de apoio em terra
As aeronaves poderão transmitir imagens nítidas para a central de apoio em terra
Foto: Divulgação

Dois helicópteros do modelo Esquilo já foram enviados para o Rio Grande do Sul para terem instalados o novo kit, com o sistema de transmissão de imagens. O terceiro será  homologado assim que as duas aeronaves retornarem ao Rio. A “supercâmera” tem previsão de entrega para maio.

Segundo nota divulgada pelo Governo do Rio de Janeiro, o equipamento possui um sensor capaz de registrar imagens noturnas através do calor dos corpos e conta ainda “com um sofisticado sistema de zoom e giro-estabilização”. A câmera permite a detecção térmica a distâncias superiores a 16 quilômetros e identifica um alvo, do tamanho de um veículo, a 5 km.

 “Ela tem também um medidor de distância a laser, gravador de vídeo e permite a integração com mapas eletrônicos, o que vai nos dar precisão nos endereços. É um salto tecnológico que a polícia está recebendo”, afirmou o comandante do Grupamento Aeromóvel (GAM), tenente-coronel Miguel Ramos.

Inicialmente, segundo a Polícia Militar, uma antena de recepção será instalada no morro de Sumaré. De lá, será possível transmitir as imagens para o Centro de Comando e Controle (CICC) ou para o Centro de Operações da PM. O material capturado fora do raio de 30 quilômetros de distância da antena será gravado e passado posteriormente para a corporação. 

A área de atuação será determinada pela mancha criminal da cidade, baseada em registros de ocorrência e dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). O Projeto de Policiamento Aéreo 2012-2016 prevê ainda a compra de mais duas câmeras de alta definição e a instalação de outras duas antenas de recepção.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade