PUBLICIDADE

Polícia

RJ: Corregedoria indicia 6 policiais civis por fraude em ação com 5 mortos

12 ago 2013 - 17h23
(atualizado às 17h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O delegado Glaudiston Galeano, da Corregedoria Interna da Polícia Civil do Rio de Janeiro, concluiu o inquérito que investiga a ação de policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) na comunidade do Rola, em Santa Cruz, em agosto do ano passado, que deixou cinco mortos. Seis agentes foram indiciados por fraude processual.

Quando a polícia vira o criminoso: veja policiais no crime

De acordo com o delegado, o crime foi configurado em razão de os policiais terem alterado os cenários de crime e de confronto em três momentos da operação.

O primeiro quando um dos baleados é arrastado em uma rua; o segundo quando um dos feridos é retirado de dentro de uma casa e levado em um lençol para a rua; e o terceiro quando alguns dos agentes não preservam o local de crime dentro de um bar, onde três pessoas foram baleadas. A pena para o crime de fraude processual é de seis meses a quatro anos de detenção.

Durante as investigações foram ouvidas 55 pessoas (entre policiais, testemunhas e moradores) e realizada a reprodução simulada na comunidade, com a participação de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e de parte dos policiais envolvidos. Todos os depoimentos, assim como a exumação de dois corpos e a reprodução foram acompanhados pelo núcleo de diretos humanos da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio.

O relatório da conclusão do inquérito, com 325 páginas, foi entregue nesta segunda-feira ao 1º Tribunal do Júri, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A pedido da chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, os seis policiais também vão responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD) na Corregedoria Geral Unificada (CGU), por eventual infração disciplinar.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade