PUBLICIDADE

Polícia

RJ: chefe do tráfico na Mangueira é capturado no Paraguai

19 out 2011 - 14h00
(atualizado às 22h26)
Compartilhar

Apontado pela polícia como o chefe do tráfico de drogas no Morro da Mangueira, já ocupado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, Alexander Mendes da Silva, o Polegar, foi preso nesta quarta-feira no Paraguai, após dois anos foragido. Segundo a Secretaria de Segurança do Rio, ele estava na cidade de Pedro Juan Caballero e portava documentos falsos.

Polegar era um dos mais procurados do Rio
Polegar era um dos mais procurados do Rio
Foto: Divulgação

De acordo com o governo do Rio, Polegar usava uma identidade falsa em nome de José Targino da Silva Júnior. Acionada pela polícia paraguaia, a Polícia Federal verificou que havia um mandado de prisão contra Silva Júnior. Polegar foi preso sob a acusação de portar documentos falsos e, em seguida, a sua identidade foi confirmada como Alexander Mendes da Silva.

O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, e o diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra, acertaram a repatriação de Polegar. Segundo a secretaria, Beltrame pedirá a transferência do traficante para um presídio federal fora do Estado.

Ousadia no crime

Polegar ficou conhecido em 2001, quando liderou uma das ações mais ousadas do crime organizado carioca. Para arrebentar uma das paredes da Polinter e liberar 14 presos, ele usou um caminhão.

Em janeiro de 2002, o traficante foi capturado no Ceará, mas só ficou preso por nove meses. Depois de sair da prisão, Polegar atacou uma delegacia, o Palácio Guanabara e o shopping RioSul, em Botafogo. O objetivo dos ataques foi distrair a polícia para garantir o êxito em sua fuga e na outros de integrantes de seu bando.

Condenado a 22 anos por tráfico e associação para o tráfico, Polegar obteve o benefício do regime semiaberto em 2009 e fugiu. Há suspeitas de que estivesse no Complexo do Alemão durante a invasão das forças de segurança em novembro do ano passado.

Com informações do JB Online.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade