PUBLICIDADE

RJ: autoestrada Grajaú-Jacarepaguá é liberada após tiroteio

20 ago 2014 - 12h09
Compartilhar
Exibir comentários
 Policiais e criminosos trocaram tiros na região do Complexo do Lins de Vasconcelos
Policiais e criminosos trocaram tiros na região do Complexo do Lins de Vasconcelos
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

A autoestrada que liga os bairros Grajaú e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi reaberta por volta das 3h40 desta quarta-feira, em ambos os sentidos. A via havia sido interditada devido a uma troca de tiros entre policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e criminosos, no bairro Lins de Vasconcelos, na última terça-feira.

Siga o vc repórter no Twitter

Um jovem de 18 anos foi baleado na coxa durante o tiroteio. O rapaz foi levado para o Hospital do Andaraí, onde segue internado. O incidente gerou revolta e moradores da região promoveram quebra-quebra, depredações e atiraram contra a base da UPP no Lins. Nenhum policial ficou ferido.

Em meio ao confronto, a autoestrada Grajaú-Jacarepaguá foi fechada em toda a sua extensão. Participaram da operação policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque, com apoio de dois blindados.

Em nota, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) informou que, no final da tarde de terça-feira, policiais da UPP do Lins de Vasconcelos faziam um patrulhamento de rotina na região da mata do Morro do Encontro, no Grajaú, quando um grupo efetuou disparos contra a guarnição. Os agentes responderam ao ataque e os criminosos fugiram.

Por volta das 19h30, policiais da UPP Camarista Méier foram alvo de disparos de arma de fogo, enquanto verificavam que placas de candidatos estavam com nomes e números cobertos no Morro do Gambá. Os policiais revidaram. Um grupo de bandidos, que trocou tiros com os agentes, desceu a rua Vilela Tavares, no acesso à comunidade, e colocou fogo em lixo para obstruir a via e impedir a passagem das viaturas policiais.

Em seguida, os criminosos atiraram contra policiais que estavam em um posto de policiamento no alto da serra Grajaú-Jacarepaguá. Nenhum agente ficou ferido. Após o ocorrido, pessoas saíram da comunidade da Cotia, parando os ônibus e mandando os passageiros descerem. Três dos veículos foram incendiados. A autoestrada Grajaú-Jacarepaguá teve o trânsito interrompido por volta das 21h30. O Corpo de Bombeiros foi chamado para combater o fogo. Durante a madrugada, a via ficou desobstruída para a retirada das carcaças dos ônibus. A região teve o policiamento reforçado com agentes de outras UPPs. 

Pela manhã, o tráfego estava normal na autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, em ambos os sentidos, com o policiamento reforçado pela Polícia Militar nos principais acessos às comunidades da Cachoeirinha, Encontro e Morro da Cotia, que ficam próximos à via.

De acordo com o Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus do município, do início do ano até o momento, 47 ônibus foram incendiados em protestos na capital fluminense.

Colaborou com esta notícia o leitor José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade