PUBLICIDADE

Polícia

RJ aumenta efetivo em praias, mas não evita arrastões

15 set 2014 - 09h34
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Polícia contém tumulto em Ipanema com bomba de efeito moral</p>
Polícia contém tumulto em Ipanema com bomba de efeito moral
Foto: Renan Spencer Trindade / vc repórter

O aumento da violência nas praias do Rio nas últimas semanas obrigou o Governo do Estado a quadruplicar o policiamento na orla. Diante do calor antecipado e das praias lotadas e a incidência de arrastões, a PM anunciou, no dia 7 de Setembro, que 150 iriam reforçar o policiamento nas praias da cidade. Uma semana depois, o número pulou de 150 para 650 policiais e nem isso foi capaz de evitar o registro de pelo menos cinco arrastões nas praias de Ipanema e Leblon neste domingo. A polícia chegou a usar bomba de efeito moral para controlar o tumulto.

A Operação Verão, que começa sempre no mês de dezembro, foi antecipada em três meses para tentar minimizar os problemas enfrentados pelos banhistas nos últimos finais de semana. O efetivo dos batalhões de Botafogo, Flamengo, Leblon, Ipanema e Copacabana está sendo reforçado com homens do Batalhão de Choque, Batalhão de Operações com Cães e recrutas (policiais em formação).

No início do mês a Polícia Militar já tinha anunciado o reforço no policiamento de Nova Iguaçu, Duque e Caxias e São Gonçalo com 600 homens, também pelo aumento dos índices de violência, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). De acordo com a polícia, o reforço é para combater o que eles chamam de mancha criminal nas localidades.

Na sexta-feira, o governador Luiz Fernando Pezão anunciou a prorrogação da permanência do Exército no Complexo do Maré até dezembro. A permanência é por conta do aumento da violência no local. Além disso, há uma crescente violência em áreas de Unidades de Polícia Pacificadora. Na quinta-feira o comandante da UPP Nova Brasília, no Complexo do Alemão, foi assassinado com um tiro no peito depois de confronto com traficantes. 

Colaborou com esta notícia o leitor Renan Spencer Trindade, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade