PUBLICIDADE

Polícia

Rio: polícia prende 2 supostos gerentes do tráfico no Alemão

28 nov 2010 - 11h10
(atualizado às 12h18)
Compartilhar
Vagner Magalhães
Direto do Rio de Janeiro

As forças policiais que participam da operação de ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, prenderam na manhã deste domingo dois homens que seriam gerentes do tráfico de drogas na favela do Grota. Um deles foi identificado como Marcelo Lombo Pará.

Cantora adia show no Rio por causa da violência:

A invasão começou às 8h de hoje. Menos de uma hora e meia após a entrada dos homens no Complexo do Alemão, o comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte, considerou a área ocupada. . "Vencemos. Trouxemos a liberdade para a população do Alemão", disse.

Na entrada das tropas no Alemão, muitos tiros foram ouvidos. Pelo menos 20 pessoas acabaram detidas - um deles já tinha mandado de prisão por homicídio. Foram apreendidas 4 t de maconha, 16 fuzis, granadas e muita munição. Ainda não há informações de feridos.

Violência

Os ataques tiveram início na tarde de domingo, dia 21, quando seis homens armados com fuzis abordaram três veículos por volta das 13h na Linha Vermelha, na altura da rodovia Washington Luis. Eles assaltaram os donos dos veículos e incendiaram dois destes carros, abandonando o terceiro. Enquanto fugia, o grupo atacou um carro oficial do Comando da Aeronáutica (Comaer).

Cartas divulgadas pela imprensa na segunda-feira levantaram a hipótese de que o ataque teria sido orquestrado por líderes de facções criminosas que estão no presídio federal de Catanduvas, no Paraná. O governo do Rio afirmou que há informações dos serviços de inteligência que levam a crer no plano de ataque, mas que não há nada confirmado.

Na terça, todo efetivo policial do Rio foi colocado nas ruas para combater os ataques e foi pedido o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar as estradas. Ao longo da semana, Marinha, Exército e Polícia Federal passaram a integrar as forças de segurança para combater a onda de violência.

Desde o início dos ataques, o governo do Estado transferiu 18 presidiários acusados de liderar a onda de ataques para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Os traficantes Marcinho VP, Elias Maluco e mais onze presidiários que estavam na penitenciária de Catanduvas foram transferidos para o Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia.

Na quinta-feira, 200 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entraram na vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Muitos traficantes fugiram para o Complexo do Alemão. O sábado foi marcado pelo cerco ao Complexo do Alemão. À tarde, venceu o prazo dado pela Polícia Militar para os traficantes se entregarem. Dentre os poucos que se apresentaram, está Diego Raimundo da Silva dos Santos, conhecido como Mister M, que foi convencido pela mãe e por pastores a se entregar. Na manhã de domingo, as forças efetuaram a ocupação do complexo.

Desde o início dos ataques, pelo menos 38 pessoas morreram em confrontos no Rio de Janeiro e 181 veículos foram incendiados.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade