PUBLICIDADE

Polícia

Rio: polícia ouve hoje testemunha de queda de aluno de 5º andar

2 out 2012 - 10h05
(atualizado às 11h25)
Compartilhar

Uma testemunha que presenciou a queda de um menino de 12 anos do 5º andar do Colégio de São Bento, no centro do Rio de Janeiro, deve depor na manhã desta terça-feira na 1ª Delegacia de Polícia, na praça Mauá. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estado de saúde do garoto segue "muito grave".

O aluno sofreu a queda na última sexta-feira, no horário da saída do colégio, mas o caso só foi registrado na polícia no dia seguinte. A 1ª Delegacia de Polícia é a responsável pela investigação do caso e, de acordo com delegado Aldrin Genuíno, está marcada para a tarde de hoje uma perícia no local do incidente. As investigações pretendem descobrir em quais circunstâncias o garoto caiu, já que, até então, não havia sido esclarecido se a queda se deu da janela de uma sala de aula ou de uma área comum.

O titular disse que vai solicitar à instituição o histórico escolar do menino. Também devem prestar depoimento os responsáveis pelo serviço de psicologia do colégio, professores do menino e o diretor do 7º ano. O delegado informou que imagens de segurança do São Bento já foram solicitadas, mas, segundo a escola, não teriam registrado o momento da queda.

Ontem, o delegado adjunto Aldrin Genuíno da Rocha afirmou que, até aquele momento as informações, dadas por um representante da escola, eram precárias. "Vou requisitar uma perícia descritiva. (...) É cedo para afirmar o que houve. Vamos ouvir também o serviço de psicologia para entender como era a personalidade da criança, como se comportava", disse o delegado na segunda-feira.

O estudante caiu do 5º andar por volta das 16h30. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar. De acordo com as primeiras informações, o menino teve traumatismo craniano, fratura da bacia e ruptura do baço - o órgão foi extraído em cirurgia. Ele está internado em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo. Na tarde de ontem, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os médicos não detalhariam o boletim médico "em respeito" à criança.

Em nota, o São Bento lamentou o episódio, ao qual a instituição se referiu como "queda de alta gravidade". "O momento é de reserva, dentro dos limites possíveis, e nos colocamos na posição de silêncio respeitoso, atendendo ao pedido da família", informava o texto.

História do colégio

Fundado em 1858 pelos monges do Mosteiro de São Bento e situado no centro do Rio, o Colégio de São Bento foi considerada a melhor escola do País em quatro edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2005, 2007, 2008 e 2010. A instituição nunca aceitou mulheres como alunas. Em seu site, afirma que o colégio "foi concebido para funcionar atendendo a público do mesmo sexo da ordem religiosa (Beneditina)". Entre ex-alunos, figuram personalidades como o maestro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), o jurista Clóvis Beviláqua (1859-1944) e o jornalista Paulo Francis (1930-1997).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade